Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Final da Libertadores: o que SBT e ESPN prepararam para as transmissões

Flamengo e Athletico vão decidir a Libertadores neste sábado com transmissões do SBT e da ESPN - Thiago Ribeiro/AGIF
Flamengo e Athletico vão decidir a Libertadores neste sábado com transmissões do SBT e da ESPN Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

29/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A final da Libertadores de 2022 será realizada hoje a partir das 17h (horário de Brasília) entre Flamengo e Athletico Paranaense. Será a terceira decisão consecutiva entre dois times brasileiros, e as transmissões mais uma vez serão do SBT, na TV aberta, e da Disney, na TV paga. A diferença é que nesta edição o canal por assinatura a ser usado é a ESPN, que substituiu o FOX Sports após a fusão entre as marcas.

No SBT, a transmissão vai começar a partir de 14h45. A emissora promete um pré-jogo com mais de duas horas de duração, seguindo o padrão já utilizado na decisão do ano passado, quando o Palmeiras venceu o Flamengo em Montevidéu, no Uruguai. O programa especial terá apresentação de Benjamin Back, com participação de Luiz Alano.

Desta vez, a final será realizada em Guayaquil, no Equador, para onde a emissora enviou a equipe formada por Téo José, Mauro Beting, Mauro Cezar Pereira, Nadine Basttos e os repórter André Galvão e Flávio Winicki. Haverá também a participação de repórteres com entradas ao vivo no Rio de Janeiro e em Curitiba.

"Uma coisa que vai ficar muito clara para o torcedor é que nós vamos regionalizar a nossa cobertura. A gente vai dar um espaço no aquecimento, no pré-jogo, a gente tem um núcleo que vai trabalhar durante o tempo todo lá no Paraná com o apoio da Rede Massa e também no Rio de Janeiro com apoio do SBT Rio. E não serão só aquelas entradas do tipo 'ah, vamos agora lá no Rio saber como está o clima', não, eles vão ter tempo para tocarem a transmissão sem interrupção", prometeu o narrador Téo José em entrevista à coluna.

O SBT ainda vai ter uma cobertura digital com a transmissão do jogo ao vivo no site oficial da emissora, além da realização de uma live pós-jogo com apresentação de Fred Ring.

Na TV paga, a cobertura da ESPN vai ter a participação de 19 profissionais enviados ao Equador, que já produzem conteúdo desde o começo da semana. Neste sábado, os canais anunciam mais de 12 horas de programação ao vivo sobre a final da Libertadores, contando pré-jogo, transmissão e a festa do campeão.

O time de transmissão será formado pelo narrador Paulo Andrade e pelos comentaristas Paulo Calçade e Zinho. O mesmo sinal estará disponível no streaming pago Star+.

A principal novidade apresentada pela Disney para a sua transmissão na internet é a figura do "MultiCam", recurso com câmeras exclusivas focadas em Dorival Junior e Luiz Felipe Scolari, os dois treinadores, além dos principais jogadores de Flamengo e Athletico Paranaense. A empresa também promete espalhar microcâmeras para captar a reação de torcedores nas arquibancadas.

"Acho que quem assistir à decisão na ESPN vai se sentir no estádio, e vai se sentir absolutamente coberto em todos os sentidos, em todos os quesitos que envolvem um jogo de futebol. Parte tática, técnica, conhecimento histórico, a emoção. Acho que os canais ESPN farão e fazem ao longo de toda a Libertadores, agora é a cereja do bolo, uma cobertura muito completa da competição, inigualável, por que não dizer?", disse Paulo Andrade à coluna.