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São Paulo lidera ranking de TV aberta do Brasileirão; veja ganhos por time
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O São Paulo terminou o Brasileirão 2022 na liderança do ranking de transmissões em TV aberta. O Tricolor foi escolhido em 15 oportunidades pela Globo, o que gerou um ganho de R$ 24,3 milhões ao clube. Esse dinheiro é referente apenas à fatia de 30% do bolo total que é paga aos clubes de acordo com o número de jogos exibidos. O contrato inclui ainda 30% que geram a premiação por posição, além de 40% que são distribuídos de forma igualitária entre os clubes sob contrato com a emissora.
De acordo com apuração da coluna, o contrato de TV aberta da Globo com os 20 clubes do Brasileirão, que começou valendo R$ 600 milhões em 2019, chegou ao patamar de R$ 823 milhões em 2022 com a correção feita com base na inflação dos últimos anos. Com isso, o bolo a ser distribuído por transmissões (30% desse valor) ficou em R$ 246,9 milhões. Com 76 jogos transmitidos em TV aberta, cada partida valeu R$ 3,24 milhões, ou seja, R$ 1,62 mi para cada time envolvido.
O Fluminense foi o segundo colocado em transmissões na Globo. Foram 13 jogos exibidos, o que rendeu pouco mais de R$ 21,1 milhões ao Tricolor carioca. Na sequência do ranking, aparecem Corinthians e Palmeiras, com 12 jogos e uma quantia de quase R$ 19,5 milhões para cada um. O Flamengo foi o quinto colocado, com 11 partidas exibidas (R$ 17,8 mi).
Os times que menos apareceram na Globo no Brasileirão 2022 foram os rebaixados Juventude e Avaí. A equipe gaúcha só foi exibida três vezes, faturando R$ 4,8 milhões, enquanto os catarinenses foram escolhidos apenas duas vezes, faturando R$ 3,2 milhões.
Os valores citados abaixo valem apenas para os jogos de TV aberta. O SporTV conta em um ranking diferente. Já o PPV tem contrato separado e não é afetado por número de jogos exclusivos.
Veja o ranking de transmissões da TV aberta no Brasileirão 2022:
1 - São Paulo - 15 jogos (R$ 24,3 milhões)
2 - Fluminense - 13 jogos (R$ 21,1 milhões)
3 - Corinthians e Palmeiras - 12 jogos (R$ 19,5 milhões cada)
5 - Flamengo - 11 jogos (R$ 17,8 milhões)
6 - Atlético-MG - 10 jogos (R$ 16,2 milhões)
7 - Botafogo e Internacional - 9 jogos (R$ 14,6 milhões cada)
9 - Fortaleza - 8 jogos (R$ 12,9 milhões)
10 - Athletico e Ceará - 7 jogos (R$ 11,3 milhões cada)
12 - América-MG e Goiás - 6 jogos (R$ 9,7 milhões cada)
14 - Santos e Coritiba - 5 jogos (R$ 8,1 milhões cada)
16 - Red Bull Bragantino, Atlético-GO e Cuiabá - 4 jogos (R$ 6,5 milhões cada)
19 - Juventude - 3 jogos (R$ 4,8 milhões)
20 - Avaí - 2 jogos (R$ 3,2 milhões)
5 coisas que você precisa saber após ler este texto:
1 - O contrato de TV aberta distribui ainda uma quantia igualitária de quase R$ 16,5 milhões a todos os clubes, valores referentes a 40% do total do acordo.
2 - Os jogos do SporTV contam em um ranking separado, já que o valor é diferente e nem todos os participantes da Série A possuem acordo com o canal - Athletico é a exceção.
3 - Os valores do pay-per-view (PPV) também são separados. Não contam número de jogos, e sim percentuais sobre o total de vendas, exceto para alguns clubes que possuem mínimos garantidos por contrato, como Flamengo e Corinthians.
4 - Os contratos de TV aberta e TV paga bancam a premiação por posição do campeonato com 30% de seus valores totais, um bolo diferente do que é distribuído pelo número de transmissões na Globo e no SporTV. Confira mais sobre os prêmios em dinheiro aqui.
5 - Os valores são estimados com base em apuração própria da coluna e podem variar nos balanços dos clubes no ano que vem, especialmente aqueles que já anteciparam em outros exercícios fiscais as cotas referentes ao Brasileirão 2022.
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