Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Brasileirão: veja os clubes e jogos que deram mais audiência na Globo em SP
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Brasileirão 2022 terminou com média de audiência maior em relação à edição anterior nos jogos transmitidos pela TV Globo em São Paulo. De acordo com dados levantados pela coluna a partir de números da Kantar Ibope Media divulgados pela emissora ao longo de todo o campeonato, o canal registrou média de 19,6 pontos de audiência na região metropolitana de SP. Em 2021, a média foi de 18,4. O aumento foi de 6,5% neste ano.
Os jogos que mais deram audiência na TV aberta nesta edição do Brasileirão foram os dois clássicos entre Corinthians e São Paulo, que marcaram 28 pontos de média nos dois turnos. Na sequência do ranking apareceram duelos do Flamengo contra grandes da capital paulista, além de partidas noturnas do Timão (jogos às quartas normalmente marcam mais no Ibope do que partidas nas tardes de domingos).
Entre os quatro grandes do estado, o Corinthians liderou na média de audiência, com 22,7 pontos em 11 jogos transmitidos. O Palmeiras, campeão brasileiro de 2022, foi o segundo colocado, com 19,7 pontos em 12 partidas, seguido do São Paulo, com 19,1 pontos em 15 transmissões. O Santos marcou média de 17,8 pontos em quatro duelos.
Os números de jogos transmitidos de Corinthians e Santos são diferentes dos que a coluna apresentou no ranking de exibições da Globo em geral porque uma partida do Timão (contra o Flamengo) e outra do Peixe (contra o Botafogo) não foram exibidas na região metropolitana de São Paulo, de onde saíram os dados que embasaram este texto. Não há qualquer influência disso nos valores recebidos pelos clubes por causa das transmissões.
Confira abaixo os rankings comentados de audiência por clubes e por jogos:
Audiências médias por clubes no Brasileirão 2022 na Globo SP
1 - Corinthians - 22,7 pontos em 11 jogos
2 - Palmeiras - 19,7 pontos em 12 jogos
3 - São Paulo - 19,1 pontos em 15 jogos
4 - Santos - 17,8 pontos em 4 jogos
O São Paulo foi o time que mais apareceu na Globo porque era mais "fácil" escolher o time tricolor do que Palmeiras e Corinthians, que disputaram a Libertadores e foram constantemente escolhidos para as noites de terças-feiras no SBT. Isso impedia a Globo de mostrar Verdão e Timão no Brasileirão aos domingos.
Tanto que nenhum jogo do São Paulo exibido pela emissora no Brasileirão foi realizado em meio de semana. O Corinthians teve três jogos, o Palmeiras também. O Santos apareceu duas vezes nas noites de quarta-feira. É um dia com mais audiência do que os domingos.
Além disso, o Tricolor também foi afetado por uma transmissão de sábado, dia que normalmente é o pior em termos de números do Ibope para jogos que valem "apenas" os três pontos. Contra o Red Bull Bragantino, no dia 23 de abril, o São Paulo rendeu apenas 14 pontos de audiência à Globo em um fim de semana também marcado pela realização fora de época dos desfiles das escolas de samba.
O Santos é um caso mais difícil de analisar. Teve dois dos quatro jogos realizados em noites de quarta-feira, o que o beneficia em termos de audiência. Marcou 20 pontos contra o Internacional no dia 8 de junho e 18 contra o Atlético-MG no dia 5 de outubro. Teve um clássico com o Palmeiras em uma tarde de domingo, no dia 30 de maio, que ficou nos 21 pontos de média. Mas também teve a pior audiência de toda a competição ao marcar apenas 12 pontos no returno contra o Inter em uma situação prejudicada: foi em uma tarde de sábado, 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, e ainda por cima em horário atípico, 15h, por causa da final da Copa Sul-Americana.
Jogos com mais audiência na Globo SP no Brasileirão 2022
1 - Corinthians 1 x 1 São Paulo - 28 pontos (22/05, domingo, 16h)
2 - São Paulo 1 x 1 Corinthians - 28 pontos (11/09, domingo, 16h)
3 - Palmeiras 1 x 1 Flamengo - 25 pontos (21/08, domingo, 16h)
4 - Corinthians 1 x 0 Flamengo - 24 pontos (10/07, domingo, 16h)
5 - Corinthians 3 x 1 Coritiba - 24 pontos (20/07, quarta, 21h30)
6 - Athletico 1 x 1 Corinthians - 24 pontos (15/06, quarta, 21h30)
7 - Corinthians 2 x 2 Internacional - 23 pontos (04/09, domingo, 16h)
8 - Corinthians 0 x 2 Fluminense - 23 pontos (26/10, quarta, 21h45)
9 - Palmeiras 0 x 0 São Paulo - 22 pontos (16/10, domingo, 16h)
10 - Flamengo 3 x 1 São Paulo - 21 pontos (17/04, domingo, 16h)
Dos 10 jogos que lideraram o ranking de audiência, cinco foram disputados no primeiro turno, e outros cinco no segundo. Por curiosidade, a coluna verificou entre as 10 piores audiências e constatou a mesma divisão, cinco jogos para cada turno.
A média de audiência da primeira metade do Brasileirão foi de 19,9 pontos em SP. A segunda metade, com o campeonato claramente encaminhado para o título do Palmeiras e nem tantas emoções para o Corinthians no caminho de confirmar uma vaga na Libertadores, viu um pequeno recuo para 19,3, insuficiente para tirar a possibilidade de arredondar o resultado final para 20 pontos, melhor resultado da competição na Globo desde 2019.
Cada ponto no Ibope da região metropolitana de São Paulo é equivalente a 74.666 domicílios, ou 205.755 pessoas.
Conheça o meu canal no YouTube e veja mais sobre o mundo da mídia esportiva
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.