Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 fatos que explicam como Casimiro conseguiu transmitir uma Copa do Mundo

Casimiro vai transmitir 22 jogos da Copa do Mundo de 2022 na internet - Reprodução/Twitch
Casimiro vai transmitir 22 jogos da Copa do Mundo de 2022 na internet Imagem: Reprodução/Twitch

Colunista do UOL

19/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O streamer Casimiro Miguel vai entrar para a história da mídia esportiva brasileira ao transmitir em suas próprias plataformas digitais a Copa do Mundo. Uma competição que canais Band e ESPN não transmitem ao vivo desde 2014, SBT e Record desde 1998, e alguns players nunca chegaram a transmitir no Brasil, como a TNT. Mas Casimiro agora vai. Como isso aconteceu?

Casimiro vai transmitir no YouTube e na Twitch um pacote de 22 jogos ao vivo, além de usar imagens dos outros 42 duelos do evento para fazer "reacts" e melhores momentos. A presença do influenciador no maior evento de futebol do planeta é resultado de uma série de transformações vividas pela mídia nos últimos anos, algumas com movimentos fundamentais do mercado, da política, da economia e também da Globo, que era dona exclusiva do Mundial do Qatar no Brasil até há pouco tempo.

Neste texto a coluna explica quais foram esses fatos que se alinharam e deram a Casimiro a chance de mostrar uma Copa do Mundo na internet.

1 - Mercado de mídia apostou alto no streaming

A presença do streaming no mercado esportivo brasileiro começou forte com o EI Plus, do Esporte Interativo, que dava acesso aos conteúdos dos canais sem necessidade de assinatura da TV paga. Eventos como Champions League, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D do Brasileirão, entre outros, ficavam disponíveis aos assinantes.

A Globo já tinha transmissões do SporTV e do Premiere na internet, mas o acesso era condicionado a uma assinatura de TV paga. Só a partir de 2018 isso começou a mudar, quando a emissora passou a vender o seu PPV de futebol diretamente ao consumidor na internet.

Mas o passo mais decisivo nesse jogo veio também em 2018 quando a Uefa decidiu vender um pedaço da Champions League com exclusividade em sinal gratuito para o Facebook, deixando a competição sem pacote de TV aberta até 2021. Era um movimento claro indicando que o mercado de mídia via o streaming como o veículo do futuro e como fonte de muito dinheiro.

Meses depois, o Facebook voltou a surpreender comprando também um pedaço da Libertadores com exclusividade na América do Sul. Logo em seguida, a Copa Sul-Americana e a Recopa foram inteiramente vendidas para o DAZN, um serviço puramente de streaming, sem canais na TV paga brasileira.

Nem Facebook nem DAZN foram bem-sucedidos. A rede social não renovou contrato com a Champions nem com a Libertadores. O serviço de streaming rompeu com as competições da Conmebol ainda no segundo ano de acordo por causa da crise causada pela pandemia da covid-19. Mas isso não significou um fracasso do modelo.

A Disney investiu forte no Star+ e comprou Libertadores, Recopa e Sul-Americana até 2027 para usar também nessa plataforma. A Paramount vai entrar no mercado esportivo brasileiro com outro pedaço da Libertadores e também da Sul-Americana transmitindo apenas no streaming, o Paramount+. A Amazon sublicenciou parte da Copa do Brasil com a Globo, O YouTube e a Warner, dona da HBO Max e do Estádio TNT Sports, compraram pacotes de jogos do Paulistão até 2025, entre outros casos. A "porteira" abriu de vez.

2 - "Lei do Mandante"

Em junho de 2020, no meio da pandemia e com o futebol ainda paralisado, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória mudando o entendimento legal sobre a quem pertencem os direitos de transmissão no Brasil. Pela Lei Pelé vigente à época, os dois clubes em campo tinham o mesmo direito, e por isso uma emissora teria que possuir contrato com ambos para transmitir a partida.

Com a MP 984/2020, esse direito passou a ser exclusivamente do time mandante. Até então, se um time não tivesse vendido seus direitos de transmissão em uma competição como o Brasileirão, por exemplo, todos os seus jogos ficavam no "escuro", sem exibição alguma. A MP destravou a situação do Athletico no pay-per-view. O Furacão não tinha contrato com o Premiere e passou a poder explorar seus jogos como mandante.

Para isso foi criado o PPV próprio do clube, Furacão Play, depois renomeado para Furacão Live quando o Athletico fechou parceria com a LiveMode, empresa na ocasião já responsável pela comercialização e transmissão da Copa do Nordeste, e que foi criada pelos antigos donos do Esporte Interativo, o mesmo canal citado no tópico anterior na época do lançamento do EI Plus.

Casimiro, que iniciou carreira na mídia como estagiário no Esporte Interativo, já começava em 2020 a ganhar relevância forte no mundo do streaming com suas lives na Twitch, e por isso foi convidado a transmitir alguns jogos do Athletico no Brasileirão, um deles contra o Vasco, time do coração do influenciador. A experiência foi fundamental para o streamer mostrar ao mercado que aquele tipo de ação era possível.

A MP perdeu validade e não foi votada no Congresso Nacional, mas um projeto de lei com o mesmo teor foi aprovado em 2021, consolidando de vez a existência do PPV próprio do Athletico.

3 - Globo cortou custos durante a pandemia

A Globo usou o momento de crise da pandemia para acelerar alguns movimentos no mercado de direitos de transmissão. Com a disparada dos valores envolvidos na compra dos campeonatos, era preciso cortar alguns custos. Para se ter uma ideia, a emissora pagava US$ 12 milhões por ano na Libertadores até 2018. Esse valor pulou para mais de US$ 60 milhões na nova licitação realizada em 2018, e o pacote de TV aberta era mais limitado que o anterior, sendo que o de TV paga não tinha a final ao vivo.

Com a edição da MP que trouxe a "Lei do Mandante", a emissora se posicionou de forma contrária à validade dela em contratos assinados com a legislação antiga em vigor. Quando o Flamengo, que não tinha mais acordo com o canal, usou o novo dispositivo para fazer transmissões próprias de seus jogos como mandante no Cariocão-2020, a Globo aproveitou para rescindir o contrato com a Ferj e os demais clubes, um corte de mais de R$ 100 milhões por ano, apesar de que a emissora teve que arcar com a quebra dos acordos.

Na sequência, a Globo rescindiu unilateralmente o contrato com a Conmebol pela transmissão da Libertadores, que iria até o fim de 2022. Viu os direitos de TV aberta irem para o SBT, que não transmitia futebol em rede nacional de maneira constante havia duas décadas. O processo de enxugamento do portfólio esportivo contou ainda com a perda do Paulistão para a Record na TV aberta e para a TNT Sports no sinal pago a partir de 2022. E atingiu também a Copa do Mundo.

No meio de todo esse "caos" que virou a mídia em 2020, a Globo também deixou de pagar uma das parcelas do contrato assinado ainda em 2012 com a Fifa pelos direitos das Copas de 2018 e 2022. A questão foi judicializada, mas houve um acordo entre as partes que acabou resultando no fim da exclusividade da emissora em plataformas digitais na competição. Na TV aberta e na TV paga, tudo mantido, mas a Fifa desde o ano passado ficou liberada para negociar a Copa do Mundo de 2022 com outros players na internet.

4 - Casimiro assinou contrato com a LiveMode

Em janeiro de 2022, já bombando na Twitch e batendo recordes de visualizações simultâneas em suas lives, com direito a conseguir a exibição em uma delas de um episódio da série especial sobre Neymar produzida pela Netflix (concorrente da Amazon, dona da Twitch), Casimiro assinou contrato com a LiveMode e virou parceiro oficial da empresa.

Já no anúncio, o streamer deixou claro que a ideia da parceria era buscar direitos de transmissão para que ele pudesse usar em suas lives. Dias depois foi oficializado o acordo com a Ferj para Casimiro transmitir um jogo por rodada do Campeonato Carioca de 2022, sempre o mesmo que a Record já transmitiria na TV aberta.

A LiveMode a essa altura tinha colocado em seu portfólio a comercialização do Paulistão (mas os direitos digitais já tinham sido vendidos para o YouTube e para a HBO Max/Estádio TNT Sports) e também uma parceria com a Fifa para a venda de cotas regionais de patrocínio da Copa do Mundo.

Ao longo de 2022, Casimiro acertou uma parceria fixa com o Athletico para a transmissão dos 19 jogos do clube como mandante no Brasileirão, participou de transmissões do Amazon Prime Video na Copa do Brasil e se consolidou com um player de mídia esportiva no país.

5 - LiveMode fechou com a Fifa pelos direitos da Copa

Durante um ano, qualquer empresa de streaming poderia ter comprado os direitos da Copa do Mundo com a Fifa no Brasil, já que a Globo abriu mão da exclusividade digital no acordo com a entidade. Mas não houve avanços, pois era difícil um cenário no qual a maior emissora do país teria as transmissões gratuitas de 56 jogos em TV aberta, além de acesso via Globoplay aos mesmos jogos no Mundial.

Mas a relação entre a Fifa e a LiveMode evoluiu, e a empresa foi escolhida para produzir transmissões digitais na Copa do Mundo de 2022. Foi o passo definitivo para que o parceiro Casimiro conseguisse um pacote com 22 jogos do Mundial para transmitir de graça em suas plataformas. O Fifa+, serviço de streaming próprio da entidade, terá 64 jogos ao vivo também com produção da LiveMode.

A Globo não perdeu os direitos digitais, é importante lembrar. Perdeu a exclusividade. Vai fazer transmissões simultâneas dos sinais da TV Globo, do SporTV, e ainda terá 22 jogos com produções próprias para o Globoplay, transmissões alternativas comandadas por Tiago Leifert.

Mas o resultado de todo esse processo de transformações na mídia esportiva foi bem evidente: Casimiro, em poucos anos, saiu de streamer em ascensão para o status de detentor dos direitos de transmissão de uma Copa do Mundo.

Conheça o meu canal no YouTube e veja mais sobre o mundo da mídia esportiva