Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Derrota da Argentina na Copa faz audiência da Globo disparar até 89%

Messi leva as mãos ao rosto na partida entre Argentina x Arábia Saudita - Matthias Hangst/Getty Images
Messi leva as mãos ao rosto na partida entre Argentina x Arábia Saudita Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Colunista do UOL

22/11/2022 10h10Atualizada em 22/11/2022 20h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A zebra histórica que foi a derrota da Argentina para a Arábia Saudita na estreia das duas seleções na Copa do Mundo de 2022 alavancou muito a Globo no Ibope. De acordo com dados prévios do período com bola rolando, a emissora registrou média de 16 pontos em São Paulo, 18 no Rio de Janeiro e 17 no PNT (Painel Nacional de Televisão), que é o resultado da média das 15 praças com medição do instituto no Brasil.

O jogo foi visto por 53% dos televisores ligados em São Paulo, e 57% no Rio de Janeiro e na média nacional. De acordo com dados da Globo, o aumento de audiência na faixa horária em relação a dias comuns foi de 89% no PNT, 78% em SP, 38% no RJ.

Apesar de sair na frente logo aos nove minutos de jogo, com gol de pênalti convertido por Messi, o time argentino levou a virada na segunda etapa e protagonizou um dos momentos já marcantes do Mundial no Qatar.

A partida foi a primeira desta Copa do Mundo realizada às 7h (horário de Brasília), um período que deveria - e ainda deve ser, em outros jogos de seleções menos midiáticas - mais difícil para a Globo no Ibope.

Para efeito de comparação, os dados prévios do Ibope de ontem indicaram 13 pontos em São Paulo, 15 no Rio e 14 no PNT para a goleada da Inglaterra sobre o Irã por 6 a 2, e essa partida foi mais tarde, às 10h.

O jogo de hoje ainda chegou perto da audiência obtida pela Globo com Senegal x Holanda, também na segunda-feira (21), quando a emissora registrou 18 pontos em SP, 20 no RJ e 19 no PNT, também nos dados prévios. Essa partida foi em um horário melhor ainda para o Ibope, 13h.

Os dados consolidados podem sofrer modificações e são divulgados sempre no dia útil seguinte. Cada ponto no Ibope em São Paulo equivale a 74.666 domicílios com TV, ou 205.755 indivíduos. No Rio, o valor de um ponto representa 47.601 casas, ou 124.692 pessoas. No PNT, cada ponto significa 258.821 domicílios, ou 713.821 indivíduos.

A Argentina volta a campo no próximo sábado (26), às 16h (horário de Brasília), contra o México. Esse jogo terá transmissões da Globo, do SporTV, do Globoplay, do Fifa+ e das plataformas do streamer Casimiro Miguel na Twitch e no YouTube.

Dinamarca e México seguram audiência

Considerados duelos menos populares, Dinamarca x Tunísia (10h) e México x Polônia (13h) deram sequência aos bons números da emissora.

O primeiro jogo garantiu índices similares em relação à derrota de Messi e companhia: no PNT, foram 15 pontos e 43% de participação.

Já em SP, a emissora cravou 14 pontos e 41% de participação, número superior em relação a Inglaterra x Irã, realizado ontem no mesmo horário. Por fim, no Rio, a Globo anotou 15 pontos — e também 41% de participação.

 Issam Jebali, da Tunísia, disputa lance com Andreas Christensen, da Dinamarca, durante partida da Copa do Mundo - Justin Setterfield/Getty Images - Justin Setterfield/Getty Images
Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

Mais tarde, México x Polônia também marcou índices mais altos em relação á faixa horária. No PNT e no Rio, foram 19 pontos, e em SP, 16 — todos registraram participação entre 39% e 42%.

Jogo da França dá mais de 20 pontos

Já no duelo entre França e Austrália, que começou às 16h (de Brasília), a Globo superou a casa dos 20 pontos tanto no PNT quanto nas duas principais praças do país.

Na média geral, a goleada europeia atingiu 23 pontos de média (47% de participação), aumento de 8 pontos em relação à faixa — os números foram ligeiramente superiores ao registrado em SP (21 pontos, 43% de participação) e RJ (23 pontos, 47% de participação).

Giroud faz o quarto da França contra a Austrália na Copa do Mundo - FRANCK FIFE / AFP - FRANCK FIFE / AFP
Imagem: FRANCK FIFE / AFP