Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nova zebra com vitória do Japão sobre Alemanha dobra audiência da Globo

Jamal Musiala lamenta segundo gol do Japão contra a Alemanha - Alex Livesey - Danehouse/Getty Images
Jamal Musiala lamenta segundo gol do Japão contra a Alemanha Imagem: Alex Livesey - Danehouse/Getty Images

Colunista do UOL

23/11/2022 12h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Copa do Mundo de 2022 teve uma nova zebra histórica hoje com a vitória do Japão de virada sobre a Alemanha por 2 a 1, na abertura do Grupo E da competição. O jogo dobrou a audiência nacional da Globo na faixa horária entre 10h e 12h e teve crescimento ainda maior em São Paulo, de acordo com dados prévios do Ibope.

No período com bola rolando, a vitória japonesa marcou média de 16 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), que é a média ponderada das 15 praças que o instituto mede no país. De acordo com a emissora, o crescimento foi de 100% em relação à faixa horária, oito pontos a mais que a audiência normal. O jogo foi visto em 46% dos televisores ligados no momento.

Em São Paulo, a média foi de 15 pontos, a maior até agora entre os jogos realizados às 10h (horário de Brasília). O crescimento também foi de oito pontos na faixa horária, mas o aumento chegou a 114%. A participação sobre o total de aparelhos ligados ficou em 41% na região metropolitana de SP.

No Rio de Janeiro, o jogo marcou 17 pontos de média, com 42% de participação. O jogo ficou cinco pontos acima do normal no horário, com aumento de 42%. Os dados prévios do Ibope podem sofrer alterações no relatório consolidado que sai no dia seguinte.

Mais cedo, a audiência da Copa mostrou resiliência na Globo com bons índices alcançados em um jogo considerado 'ruim' por internautas nas redes sociais no empate em 0 a 0 entre Marrocos e Croácia. O jogo ficou com 13 pontos de média em São Paulo mesmo começando às 7h.

A maior audiência da Copa até agora ainda pertence ao jogo de abertura, quando a Globo registrou 28 pontos de média em São Paulo, 26 no RJ e 26 no PNT com o duelo entre Qatar e Equador.

Cada ponto no Ibope em São Paulo equivale a 74.666 domicílios, ou 205.755 indivíduos. No Rio de Janeiro, um ponto representa 47.601 casas, ou 124.692 pessoas. No Painel Nacional de Televisão, cada ponto vale 258.821 domicílios, ou 713.821 indivíduos.