Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Villani e Everaldo narraram quase metade dos gols da Copa na 1ª rodada

Gustavo Villani é quem mais narrou gols na primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo - Reprodução
Gustavo Villani é quem mais narrou gols na primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

25/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os narradores Gustavo Villani e Everaldo Marques podem ser considerados como uma espécie de "chama-gols" na primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022.

Dos 41 gols marcados nos 16 jogos disputados, Villani narrou 20, na TV Globo, e Everaldo 19, no SporTV, quase metade de todos os tentos anotados pelas seleções nos primeiros dias do Mundial no Qatar.

Villani e Everaldo narraram quatro partidas cada um. Só perdem em número de transmissões para Luis Felipe Freitas, da CazéTV e do Fifa+, que narrou cinco jogos e colocou sua voz em 18 gols até agora.

O curioso é que Gustavo Villani ainda narrou um empate sem gols entre México e Polônia, mas esteve a postos nas goleadas da Inglaterra sobre o Irã (6 a 2) e da Espanha sobre a Costa Rica (7 a 0), além de ter feito também o jogo entre Portugal e Gana, ontem, que terminou em 3 a 2.

Em comum com Villani, Everaldo narrou no SporTV os jogos Inglaterra 6 x 2 Irã e Portugal 3 x 2 Gana, não fazendo o 7 a 0 espanhol, mas quase compensando isso com outros dois jogos marcantes, as zebras que foram as viradas de Arábia Saudita e Japão por 2 a 1 contra Argentina e Alemanha, respectivamente.

Ou seja, Villani tem uma média de 5 gols narrados por jogo, enquanto Everaldo tem 4,8. O narrador da TV Globo colocou sua voz em 48,8% dos gols que foram anotados na Copa, enquanto o locutor do SporTV participou de 46,3%.

Na outra ponta, a curiosidade fica por conta de Kaio Cezar, narrador do Fifa+, que fez três partidas na primeira rodada da Copa: México x Polônia, Marrocos x Croácia e Uruguai x Coreia do Sul. Todos eles acabaram em 0 a 0.

Como curiosidade, na TV Globo, Luis Roberto narrou nove gols em três jogos, Cléber Machado fez seis narrações de gols em quatro transmissões, Galvão Bueno narrou apenas os dois gols do Brasil sobre a Sérvia em sua única transmissão e Renata Silveira colocou a voz em quatro tentos nos três jogos narrados. Rembrant Jr. fez apenas o 0 a 0 entre Marrocos e Croácia.

No SporTV, Luiz Carlos Jr. narrou 14 gols em apenas três jogos, média de 4,7 por partida. Milton Leite fez quatro narrações de gols em duas transmissões, enquanto Natalia Lara narou três gols em dois jogos, Júlio Oliveira narrou um gol em duas partidas, Jader Rocha narrou apenas um 0 a 0 e Rogério Corrêa narrou dois empates sem gols.

Nas transmissões do Globoplay, Tiago Leifert narrou 12 gols em cinco jogos, média de 2,4 por partida.