Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Amado ou odiado? Cléber Machado sacode as redes sociais na Copa do Mundo

Cléber Machado imita zebra na transmissão de Bélgica x Canadá, pela Copa do Mundo - Reprodução/Twitter
Cléber Machado imita zebra na transmissão de Bélgica x Canadá, pela Copa do Mundo Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

27/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com uma semana completa de jogos na Copa do Mundo, Cléber Machado ainda é um dos maiores temas da mídia esportiva nas redes sociais. As narrações do locutor, que não foi enviado ao Qatar, quebrando uma sequência de viagens que vinha desde a edição de 1994, despertaram sentimentos positivos e negativos nos internautas por causa de erros, gafes e também algumas piadas e tiradas durante as partidas.

Esta coluna já analisou Cléber Machado como um dos maiores personagens desta Copa na TV, mas a cada jogo são necessárias atualizações. No Twitter, por exemplo, o narrador é exaltado por levar pelo lado do humor alguns deslizes cometidos em suas locuções, por "animar" partidas chatas e por gerar momentos com potencial de memes. Mas também é criticado por conversar muito com os comentaristas em assuntos às vezes aleatórios enquanto a bola rola.

O fato incontestável é: sim, Cléber Machado erra e alguns de seus erros seriam considerados como imperdoáveis pelo "tribunal das redes" se fossem cometidos por narradores mais jovens, especialmente mulheres que estão começando agora a ganhar espaço na Globo. Imagine se fosse Renata Silveira, por exemplo, quem dissesse que a Juventus de Turim é "uma das gigantes do futebol brasileiro", como Cléber fez em sua primeira narração nesta Copa, no jogo entre EUA e País de Gales.

Só que a forma como o veterano narrador, que está em sua nona Copa pela TV Globo, lida com momentos assim também ajuda a mudar um pouco o jogo da narrativa.

Alguns internautas não são compreensivos e criticam sem dó.

É importante destacar que Cléber Machado tem recebido elogios de colegas de profissão nas redes também durante esta cobertura.

Em alguns momentos, Cléber Machado acaba divagando sozinho e gerando novas risadas e críticas na internet.

Aliás, Cléber Machado formou uma dupla com Zé Roberto que proporcionou momentos muito marcantes nesta Copa também para as redes sociais.


Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri, Milly Lacombe e Mauro Cezar debatem os destaques da Copa do Mundo do Qatar no Posse de Bola na Copa. Assista ao vivo, todos os dias, a partir das 18h, no UOL Esporte