Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Clássico Espanha x Alemanha faz melhor audiência sem Brasil da Copa em SP
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Globo conseguiu hoje a maior audiência em São Paulo das transmissões da Copa do Mundo de 2022 em jogos sem a presença da seleção brasileira em campo. O clássico europeu Espanha x Alemanha, que terminou empatado em 1 a 1, registrou média de 29 pontos em São Paulo, com 48% de participação sobre o total de televisores ligados.
O resultado supera a audiência paulista do jogo de abertura da Copa, entre Qatar e Equador, no domingo anterior (20), que rendeu 28 pontos. Argentina x México, realizado ontem (26), teve 26 pontos de média em São Paulo.
Em termos nacionais, o empate entre Espanha e Alemanha igualou a audiência da vitória da Argentina sobre o México, que teve os mesmos 28 pontos no PNT. A diferença foi a participação sobre o total de televisores ligados. Ontem, o jogo do time de Lionel Messi foi sintonizado por 53% dos aparelhos, enquanto o clássico europeu de hoje foi visto em 49% deles. Os dados prévios de ambas as partidas podem mudar no consolidado que o Ibope divulga na segunda-feira (28).
No Rio de Janeiro, a disputa entre espanhóis e alemães marcou média de 26 pontos, com 48% de share. O resultado foi quatro pontos menor que o obtido no dia anterior. O duelo Argentina x México marcou 30 pontos e ainda é a maior audiência em jogos sem a seleção brasileira na praça fluminense.
Mesmo assim, a partida deste domingo serviu para aumentar a audiência média da faixa horária, entre 15h59 e 17h53. A Globo teve aumento de 100% na audiência nacional, ou 14 pontos a mais que a média, 107% em São Paulo (15 pontos acima do normal) e 62% no Rio de Janeiro (10 pontos a mais).
O jogo mais visto da Copa do Mundo na emissora em todas as praças até agora foi a estreia do Brasil com vitória sobre a Sérvia por 2 a 0, na última quinta-feira (24), quando a Globo fez 50 pontos em São Paulo e no Rio, além de 51 pontos no PNT.
Cada ponto no Ibope em São Paulo equivale a 74.666 domicílios, ou 205.755 indivíduos. No Rio de Janeiro, um ponto representa 47.601 casas, ou 124.692 pessoas. No Painel Nacional de Televisão, que é a média ponderada das 15 praças com medição de audiência do instituto, cada ponto vale 258.821 domicílios, ou 713.821 indivíduos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.