Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Destaque da TV nas redes, Cléber Machado está pronto para jogos na internet
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O narrador Cléber Machado é um dos principais - senão o principal - destaques da televisão nas redes sociais nas transmissões da Copa do Mundo. Fora da cobertura presencial da Globo pela primeira vez em mais de 30 anos, Cléber deu uma espécie de volta por cima e praticamente dominou as atenções ao longo da fase de grupos do torneio.
Os motivos não foram exatamente por narrações memoráveis ou jogos emocionantes que aconteceram na voz de Cléber Machado, mas uma série de momentos que viralizaram nas redes sociais, cenas que incluíram erros, gafes, tiradas bem-humoradas e até imitações de Galvão Bueno e da 'Zebrinha do Fantástico'.
Cléber Machado, como já brincaram alguns internautas, transformou alguns jogos chatos da Copa em verdadeiros "podcasts de duas horas com um futebol ao fundo". Ver um jogo com sua narração inclui as experiências de saber que o petróleo é uma das principais riquezas da Arábia Saudita no meio de uma falta perigosa para a Argentina, a discussão sobre a origem sobrenome do croata Sosa, ouvir a imitação do som de um pandeiro ou ver o narrador interagir com hologramas dos craques da Copa.
Cléber Machado, como a coluna já mostrou, despertou muitos elogios e também críticas por causa do tom das transmissões. Nem todo mundo, afinal, gosta de um estilo mais descontraído mesmo em jogos horríveis como os que a Copa do Mundo mostrou na primeira fase. Narrar em TV aberta é isso, dividir opiniões de um público amplo e diverso.
A Globo ainda tem em Cléber Machado uma boa opção para o rodízio de narradores após a aposentadoria de Galvão Bueno na função. Mas o desempenho nesta Copa já credencia Cléber a outro papel: narrar jogos na internet.
As transmissões digitais têm conquistado cada vez mais espaço e possuem o diferencial de não serem tão presas a um formato engessado. As brincadeiras de Cléber Machado caberiam perfeitamente na CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel que vem batendo recordes de audiência na internet com os jogos da Copa. Imagine Casimiro reagindo ao lado do narrador a cada momento que movimentou as redes sociais.
A própria Globo talvez tivesse mais repercussão em suas transmissões alternativas do Globoplay se colocasse Cléber Machado para fazer alguns jogos ao lado de Tiago Leifert. Com o afunilamento da competição, serão cada vez menos jogos para os narradores que ficaram no Brasil, com tendência de Luis Roberto fazer sempre os principais diretamente dos estádios no Qatar conforme o mata-mata avança.
Mas o ponto principal é que Cléber Machado praticamente renasceu na Copa de 2022. Se a TV Globo não souber valorizar a repercussão e o tamanho que o narrador acabou ganhando neste Mundial, o futuro cada vez mais recheado de players de internet conseguindo direitos de transmissão e exibindo eventos que buscarão números e engajamento está aberto para o atual global.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.