Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Casimiro quebrou o recorde mundial em live no YouTube? Entenda a polêmica
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O streaming Casimiro Miguel comemorou ontem ter feito "a maior live da história da plataforma" no YouTube com a transmissão da classificação do Brasil contra a Coreia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022.
O jogo atingiu mais de 5,2 milhões de dispositivos conectados simultaneamente, número que ainda pode ser maior quando o site consolidar os dados prévios. Na partida diante da Suíça, por exemplo, essa correção levou o número de quase 4,9 milhões para 5,2 milhões. Já na ocasião, ao bater 4,2 milhões na marcação em tempo real, Casimiro comemorava no Twitter o "recorde mundial".
Mas há uma confusão relacionada ao fato de ser ou não a maior live mundial do YouTube. Existem registros de uma transmissão com mais público simultâneo em 2012, quando um canal da Red Bull transmitiu ao vivo o salto de Felix Baumgartner a quase 40 km de altura, uma cena que teria registrado 8 milhões de usuários ao mesmo tempo.
No entanto, a explosão da moda das lives durante a pandemia da covid-19 praticamente "zerou" essa contagem, já que uma transmissão beneficente da cantora Marília Mendonça foi divulgada como "maior live da história do YouTube" em 2020, com 3,31 milhões de dispositivos.
Ainda em 2020, no mês de julho, quando o canal oficial do Fluminense no YT transmitiu a final da Taça Rio, no Cariocão daquele ano, com exclusividade, o pico de 3,597 milhões também foi registrado como a live mais popular da história da plataforma.
Foi nessa linha que os recordes recentes de Casimiro acabaram sendo registrados e comemorados pelo próprio streamer como marcas mundiais. Mas a verdade é que, como apurou a coluna, não há um ranking oficial mantido pelo próprio YouTube, o que abre espaço para essa confusão.
É fato incontestável que Casimiro conseguiu os maiores resultados do YouTube no Brasil, mas a lembrança do salto de Baumgartner, que passou em branco praticamente a partir da pandemia, não permite afirmar com certeza que a CazéTV fez a maior live da história da plataforma.
Porém, a coluna apurou que como o próprio YT não conta com uma medição oficial histórica em forma de ranking, e a live da Red Bull foi há mais de 10 anos em outros tempos e com outras tecnologias de medição, também não é possível afirmar que Casimiro não conseguiu o recorde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.