Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Não é só meme: Cléber Machado atrai jogos épicos e narra à altura em Copas

Cléber Machado narrou classificação da Argentina sobre a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022 - Reprodução/Globo
Cléber Machado narrou classificação da Argentina sobre a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022 Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL

09/12/2022 19h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O narrador Cléber Machado tem sido destaque nas redes sociais com o trabalho desempenhado na Copa do Mundo de 2022, que ele narra mais uma vez pela TV Globo, mas agora à distância, diferentemente do que aconteceu de 1994 a 2018, quando sempre foi enviado pela emissora aos países que sediaram o evento. Frases e cenas que viraram memes, erros, deslizes, imitações no ar, muitas coisas contribuíram para isso.

Mas o jogo de hoje entre Holanda e Argentina veio para lembrar uma coisa importante: Cléber Machado é um dos maiores narradores de sua geração na televisão brasileira. Em Copas, o locutor parece atrair partidas épicas. No microfone, narra os lances à altura de suas importâncias. A classificação argentina nos pênaltis veio em um jogo que parecia facilmente resolvido para o time de Messi, que abriu 2 a 0 no placar.

Os contornos de drama começaram a partir do gol que diminuiu a vantagem e colocou a Holanda de volta ao jogo, marcado por Weghorst no minuto 83. Ainda assim, a Argentina ainda sinalizava o controle do jogo e administrava o tempo. Até que uma cobrança de falta holandesa já no 11º minuto de acréscimo veio para mudar essa história. O gol na jogada ensaiada pegou Cléber Machado - e a todos nós - de surpresa, mas o narrador conseguiu depositar uma boa dose de emoção no lance.

A partir daí, o narrador global subiu a temperatura e eternizou sua voz nos lances que vieram com perigo para ambos os lados na prorrogação, além das cobranças dos pênaltis daquele que provavelmente foi o mais emocionante jogo desta Copa do Mundo no Qatar.

Não é simples jogo de palavras dizer que Cléber Machado atrai momentos assim. Em 2006, foi ele quem narrou a prorrogação histórica entre Itália e Alemanha, quando os italianos despacharam os anfitriões com dois gols nos minutos finais de um tempo extra que acabou sendo até mais intenso que os 90 minutos regulamentares.

Na Copa seguinte, na África do Sul, Cléber narrou o Uruguai x Gana que teve o inesquecível lance da expulsão de Luis Suárez, que evitou com as mãos o que seria o gol da eliminação uruguaia na prorrogação, possibilitando a perda do pênalti adversário e a vitória de seu país na disputa de penalidades.

Em 2018, o França 4 x 3 Argentina das oitavas de final, provavelmente o melhor jogo da Copa do Mundo realizada na Rússia, também foi narrado por Cléber Machado. Com direito ao golaço de Pavard no começo do segundo tempo, um dos mais bonitos daquele Mundial, quando a seleção francesa empatou o jogo em 2 a 2.

Vale ainda a lembrança de que Cléber Machado foi o narrador de outros confrontos históricos entre Argentina e Holanda em Copas, como as quartas de final de 1998 e a semifinal de 2014. Sempre com muita emoção envolvida nas definições dos classificados.

Não se pretende dizer que Cléber Machado é perfeito em suas narrações. Continua sendo um narrador que comete deslizes aos montes. Hoje, por exemplo, chegou a falar que a semifinal era momentaneamente "Croácia x Irlanda", sendo que Argentina e Holanda disputam a vaga para enfrentar os croatas, e os irlandeses sequer jogaram a Copa do Mundo.

Mas, quando exigido pelos momentos históricos, responde à altura. Com a aposentadoria de Galvão Bueno na função, Cléber seguirá como um dos melhores nomes que a Globo tem para usar no futebol ao longo dos próximos anos.