Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CR7 escondido? Campeonato da Arábia Saudita não tem transmissão no Brasil

Cristiano Ronaldo posa com a camisa 7 do Al Nassr, da Arábia Saudita - Reprodução/Twitter
Cristiano Ronaldo posa com a camisa 7 do Al Nassr, da Arábia Saudita Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

07/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os fãs brasileiros de Cristiano Ronaldo que quiserem acompanhar o novo momento da carreira do craque português no Al Nassr precisarão torcer para que alguma empresa de mídia compre os direitos de transmissão da Liga Saudita no Brasil. Até agora, a situação de CR7 é de ficar "escondido" para o mercado brasileiro de televisão e internet, já que nenhum canal possui o campeonato da Arábia Saudita em seu portfólio.

Os melhores momentos dos jogos até são postados no canal oficial do Al Nassr no YouTube, uma forma mais garantida para que pelo menos alguns lances do jogador sejam vistos por aqui.

No mercado de mídia, a avaliação por enquanto é de que a Liga Saudita não é um bom produto para a televisão. Os horários muitas vezes acabam competindo com jogos dos principais campeonatos europeus, há pouca cultura relacionada aos times da Arábia Saudita entre os torcedores brasileiros, e seria necessário ficar quase 100% ligado às participações de Cristiano Ronaldo para fazer valer o investimento.

A coluna conversou com algumas fontes ligadas a canais de TV por assinatura, e por ora não há interesse na compra do evento. Mas é um cenário que pode mudar caso a própria liga venha a criar essas condições para ter mais visibilidade, como negociar por valores acessíveis os direitos.

A chegada de CR7 tem entre outros fatores justamente a missão de popularizar o campeonato local, e para isso é necessário ampliar o alcance internacional das transmissões, que são feitas na Arábia Saudita pela SSC (Saudi Sports Company, ou "Companhia Saudita de Esportes", em tradução livre do inglês).

A SSC possui um serviço de streaming que transmite internacionalmente a competição, o Shahid, mas cobra US$ 13,99 por mês (pouco mais de R$ 73 mensais na cotação oficial).