Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 mudanças que os campeonatos estaduais terão na TV em 2023

Paulistão vencido pelo Palmeiras no ano passado não teve transmissão na TV paga, que agora está de volta - Ettore Chiereguini/AGIF
Paulistão vencido pelo Palmeiras no ano passado não teve transmissão na TV paga, que agora está de volta Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

13/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os campeonatos estaduais estão diferentes na televisão em 2023. O torcedor terá que se acostumar a mais mudanças nos direitos de transmissão, um mercado que já passou por revoluções nos últimos anos com o fim do domínio da Globo sobre os principais torneios e com a chegada do streaming como mídia forte no futebol.

Com a volta da Band ao Carioca, a chegada da CazéTV no mesmo campeonato, troca de emissoras também no Ceará e em Goiás, e a volta do DAZN ao cenário da compra de direitos, o futebol na TV vai ser diferente neste começo de ano.

A coluna hoje lista para você as sete principais mudanças que os campeonatos estaduais terão na televisão este ano.

1 - Paulistão volta à TV paga

Depois de passar a edição de 2022 usando seu pacote exclusivamente no streaming com a HBO Max e o Estádio TNT Sports, a Warner Bros. Discovery decidiu usar a TV por assinatura para transmitir os 28 jogos aos quais tem direito, 13 deles com absoluta exclusividade (tão exclusivos que nem o Premiere pode exibir), no Campeonato Paulista.

A TNT vai exibir os jogos na TV paga em 2023. A lista inclui até o clássico Corinthians x Palmeiras na fase de grupos. O dérbi não estará disponível no PPV da competição.

2 - Cariocão muda para a Band

Depois de sair da Globo em 2020, ter a final daquele mesmo ano exibida pelo SBT, se mudar para a Record e passar nela as temporadas de 2021 e 2022, o Campeonato Carioca muda novamente de emissora em 2023. Agora a nova casa é a Band, que já começou as transmissões com a abertura do torneio, jogo entre Flamengo e Audax. O Cariocão terá 25 jogos exibidos em TV aberta, média de dois por rodada na primeira fase da competição.

3 - Carioca também volta à TV paga

Desde a saída do sportv, quando a Globo rescindiu todo o contrato em 2020, o Campeonato Carioca estava fora da TV paga. Nos anos de gestão da agência Sportsview, apenas TV aberta, PPV e streaming foram contemplados pelos pacotes vendidos. Em 2023, o Cariocão volta à TV por assinatura ainda dentro do acordo com o Grupo Bandeirantes.

O BandSports transmite a competição na TV paga, o pacote anunciado prevê a exibição de pelo menos 50 partidas ao longo de todo o torneio. O Cariocão ainda tem um PPV digital, operado pelo streaming Dale App, que oferece quase todos os jogos. As exceções estão no item 7 desta lista.

4 - Cearense troca afiliada do SBT por Record

Outro estadual que vem trocando de casas nos últimos anos é o Cearense. Depois de sair da TV Verdes Mares (afiliada à Rede Globo) em 2020, o estadual do Ceará foi para a TV Jangadeiro, afiliada ao SBT, onde ficou em 2021 e 2022. Agora, em 2023, o torneio vai para uma nova jornada, desta vez na TV Cidade, que faz parte da rede Record.

É a primeira vez que a TV Cidade transmite uma competição oficial de futebol. A emissora terá 18 jogos para exibir nesta temporada.

5 - Campeonato Goiano sai da Globo

A TV Anhanguera não transmite mais o Campeonato Goiano. O pacote de TV aberta agora é da TV Brasil Central, afiliada à Cultura. A emissora vai exibir um jogo por rodada em 2023. É mais um caso de estadual que deixa a grade da Globo, que nos últimos anos parou de mostrar o Paulistão, o Carioca, o Cearense, o Baiano e o Paranaense, só para destacar alguns dos principais torneios.

6 - Novo PPV e DAZN compram campeonatos

O DAZN, que entrou fazendo barulho no mercado brasileiro em 2019 ao comprar a Copa Sul-Americana e sublicenciar jogos do Campeonato Inglês com a ESPN, perdeu muita força durante a pandemia e abriu mão de seus principais campeonatos. Mas o streaming reagiu em 2023 e passou a comprar estaduais. O Campeonato Goiano, o Pernambucano e o Cearense já estão confirmados.

Além disso, o DAZN também terá seus campeonatos disponíveis em um novo canal PPV lançado na Sky, na Claro e no DGO (antigo Directv Go). Chamado de "Nosso Futebol", será vendido em dois pacotes diferentes. Um deles custa R$ 19,90 por mês e dá acesso aos estaduais. O outro custa R$ 14,90 mensais para que o torcedor veja a Copa do Nordeste.

7 - Lei do Mandante volta a dar as caras no RJ

Vasco e Botafogo não fazem parte dos acordos assinados pela Ferj e a agência Brax com a Band e o Dale App. Assim, seus jogos em casa não estarão disponíveis nas transmissões da Band aberta, do BandSports e nem do PPV digital. Os dois clubes decidiram fechar com a LiveMode para que as partidas deles como mandantes sejam exibidas pela CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel no YouTube e na Twitch. Os jogos serão transmitidos de graça.

Isso é possível porque a Lei do Mandante foi usada pelos clubes, que da mesma forma poderão ser exibidos pelos parceiros da Ferj quando jogarem como visitantes, sem direito a qualquer dinheiro por isso. O Cariocão foi justamente o estadual que teve o primeiro uso desse dispositivo quando ainda era uma medida provisória, em 2020, assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na ocasião, o Flamengo era quem não tinha acordo com a Globo e usou a mudança na lei para exibir suas partidas como mandante na internet. Foi dessa forma que a final do Cariocão 2020 acabou transmitida pelo SBT.