Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Corinthians e Palmeiras farão sexto clássico seguido longe da TV aberta
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O dérbi Corinthians x Palmeiras terá transmissão exclusiva da TNT Sports na próxima quinta-feira (16), em jogo válido pela nona rodada do Paulistão 2023. A partida será exibida por meio do canal TNT, na TV por assinatura, e dos streamings HBO Max e Estádio TNT Sports. Será a sexta vez consecutiva que o clássico fica fora da TV aberta.
Levantamento feito pela coluna indica que a última vez em que um Corinthians x Palmeiras foi exibido pela TV aberta aconteceu na semifinal do Paulistão em 2021, ainda quando a Globo tinha os direitos de transmissão da competição nesta mídia. O time alviverde venceu por 2 a 0 fora de casa o jogo único daquela fase e avançou para a decisão, na qual seria derrotado pelo São Paulo. Aquele dérbi também teve transmissão no sportv e no Premiere.
Desde então, só houve um dérbi com acesso gratuito aos torcedores, mas pelo streaming. Foi o confronto na primeira fase do Campeonato Paulista do ano passado, quando o YouTube transmitiu a nova vitória do Palmeiras por 2 a 1 no Allianz Parque em 17 de março. A atração não foi exclusiva, já que estava disponível também em PPV (pay-per-view) no Premiere e no Paulistão Play.
Já os quatro confrontos entre Corinthians e Palmeiras válidos pelo Campeonato Brasileiro em 2021 e 2022 ficaram totalmente exclusivos do Premiere. Houve circunstâncias nas quais a TV Globo, detentora do Brasileirão na TV aberta, não conseguiria marcar o clássico para o seu dia tradicional de transmissões, o domingo, já que os times envolvidos atuariam nas terças-feiras da Libertadores no SBT.
Não foi exatamente o caso, porém, do duelo válido pelo primeiro turno do Brasileirão 2022. Na ocasião, o SBT tinha reservado um jogo do Corinthians para a terça-feira, dia 26 de abril, o que inviabilizaria a realização do clássico no domingo, dia 24, por causa do prazo mínimo de intervalo entre duas partidas. Por isso o dérbi foi marcado para o sábado, 23 de abril, em Barueri.
Mas naquele dia, em pleno feriado prolongado e com transmissão do carnaval fora de época (adiado por causa da pandemia), a Globo decidiu transmitir futebol justamente no sábado, mas optou por um confronto entre Red Bull Bragantino e São Paulo, deixando o Palmeiras x Corinthians mais uma vez restrito ao PPV.
Por causa de decisões como essa, 2022 terminou como o primeiro ano completo sem transmissões do dérbi paulista na TV aberta desde a temporada de 2004. O ano de 2023 está apenas começando, e os times vão se enfrentar duas vezes pelo Brasileirão, além de poderem se encontrar em torneios como a Libertadores e a Copa do Brasil.
Ao completar seis clássicos sem TV aberta, o dérbi paulista atinge a maior sequência longe da mídia mais democrática e de maior alcance no país em quase 30 anos. Entre 1992 e 1993, foram sete confrontos entre Corinthians e Palmeiras restritos à TV paga, que ainda dava os primeiros passos no Brasil. A série só foi quebrada quando os dois times se enfrentaram nas finais do Paulistão de 1993, vencido pelo Verdão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.