Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Eliminado, Santos fura outra vez o modelo "perfeito" de TV do Paulistão

Santos está fora das quartas de final do Paulistão pelo terceiro ano consecutivo - Raul Baretta/Santos FC
Santos está fora das quartas de final do Paulistão pelo terceiro ano consecutivo Imagem: Raul Baretta/Santos FC

Colunista do UOL

07/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Santos mais uma vez está fora do mata-mata do Paulistão. É a terceira edição consecutiva com eliminação do Peixe ainda na fase de grupos, sendo que a última vez em que a equipe da Vila Belmiro esteve presente, em 2020, foi eliminada nas quartas de final. A ausência santista acaba furando um modelo desenhado para ser "perfeito" na divisão das transmissões do Campeonato Paulista.

Desde o ano passado, o Paulistão é dividido em pacotes de jogos por detentores. A Record é a dona na TV aberta, o YouTube tem outro pacote por streaming gratuito, e Warner (dona da TNT e HBO Max) possui um outro pacote para plataformas pagas, e o Premiere divide com o Paulistão Play a missão de ser o pay-per-view oficial da competição.

Se o regulamento do campeonato é estranho e complicado, com times que não se enfrentam dentro dos próprios grupos na primeira fase, mas classificação geral contando para rebaixamento, do ponto de vista de mídia ele atende perfeitamente aos anseios comerciais: garante a realização de todos os seis clássicos possíveis entre os quatro grandes, e os encaminha para não se enfrentarem nas quartas de final.

Assim, teoricamente, cada detentor ficaria com um grande de destaque nessa fase. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos seriam distribuídos anualmente entre Record, TNT/HBO Max, YouTube e o PPV. Teoricamente. Mas o Peixe acaba desequilibrando essa divisão.

No ano passado, o PPV ficou com um Red Bull Bragantino x Santo André exclusivo, no que era para ser um jogo do Santos em um cenário mais "previsto". Agora, novamente ficará com o clube de Bragança Paulista, sem o Santos. Será o duelo diante do Botafogo de Ribeirão Preto, no domingo (12), às 19h30 (horário de Brasília).

Se no ano passado teve o Palmeiras nas quartas de final, desta vez a Record terá o Corinthians também no próximo domingo, às 16h, contra o Ituano. O Verdão agora vai para o YouTube no duelo diante do São Bernardo, no sábado (11), às 19h. É uma troca direta, já que a plataforma de vídeos do Google no ano passado transmitiu o Corinthians nessa fase.

Quem se manteve igual foi a Warner. A dona da TNT e da HBO Max ficou com o São Paulo exclusivo nas quartas de final do ano passado, e mais uma vez terá o Tricolor em 2023. Será o jogo contra o Água Santa, a ser disputado na próxima segunda-feira (13) no Allianz Parque às 20h.

Ou seja, é o PPV realmente quem está sendo afetado pelas eliminações consecutivas do Santos. Vale lembrar que Premiere e Paulistão Play transmitem todos os jogos do Campeonato Paulista, com exceção daqueles que são exclusivos da TNT/HBO Max.

Mas, na prática, o Premiere ficará sem dois grandes nesta fase de quartas de final. O Peixe, eliminado, e o São Paulo, que estará só nas telas da concorrente Warner.