Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Globo mostra que já vê Cleber Machado como concorrente ao esconder narração

Cléber Machado foi narrador da Globo por 35 anos e já fechou para fazer finais do Paulistão na Record - Reprodução/YouTube
Cléber Machado foi narrador da Globo por 35 anos e já fechou para fazer finais do Paulistão na Record Imagem: Reprodução/YouTube

Colunista do UOL

31/03/2023 15h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dia depois do anúncio do acordo entre Cleber Machado e Record para a transmissão das duas partidas finais do Paulistão 2023, o telespectador mais atento já prestou atenção aos sinais de que o narrador já ganhou tratamento de "ex" que virou concorrente na Globo, emissora de onde foi dispensado na semana passada após 35 anos de trabalho.

Na edição paulista do 'Globo Esporte' desta sexta-feira (31), a atração apresentou um quadro especial com a participação de Paulinho, jogador e ídolo do Corinthians, contando três coisas que as pessoas não sabem sobre ele. Seria só mais um quadro interessante para o torcedor, não fosse algo que chamou atenção: durante a reportagem, dois gols de Paulinho com a camisa corintiana foram exibidos.

Um deles foi contra o Botafogo no Brasileirão do ano passado, com a narração original da TV Globo na época, com Luis Roberto. O outro foi o histórico gol que Paulinho marcou nas quartas de final da Libertadores de 2012 no Pacaembu, quando o Corinthians se classificou contra o Vasco e avançou rumo ao título inédito. Cleber Machado narrou aquele jogo na TV aberta. Mas a narração usada hoje foi a de Oscar Ulisses no Sistema Globo de Rádio.

Essa é uma atitude que não dá para passar despercebida. Provavelmente dá muito mais trabalho resgatar um arquivo que juntou imagem da TV e narração do rádio do que simplesmente mostrar o material original que foi transmitido pela Globo na época em TV aberta.

Não é algo inédito na história da Globo. Com a ajuda do amigo Edu César, editor do site Papo de Bola, a coluna recordou alguns ocorridos na história do grupo. Na série "Jogos para Sempre", do canal pago sportv, lances de transmissões da TV Globo nos anos 1970 e 1980 que tinham a narração de Luciano do Valle eram substituídos por áudios da Rádio Globo nos gols. Isso chegou a acontecer inclusive com lances da Copa de 1982. Esse tipo de prática foi visto enquanto Luciano esteve na Band. Ele morreu em 2014, pouco antes da Copa do Mundo, e desde então as narrações dele apareceram algumas vezes.

O curioso é que em 2019, quando o 'Esporte Espetacular' fez uma série especial sobre os 60 anos da Libertadores relembrando os títulos de clubes brasileiros, a emissora exibiu a narração original de Galvão Bueno na TV aberta na final entre São Paulo e Newell's Old Boys em 1992. Por que isso é curioso? Porque o jogo e a narração eram da Rede OM, e não da Globo, que ficou sem aquela edição do torneio.

Também não é uma regra esconder todos os antigos contratados. Lucas Pereira, que hoje está na Record e acaba de "perder" sua vaga como titular das finais do Paulistão para Cleber Machado, por exemplo, apareceu várias vezes ao longo dos últimos anos em arquivos do sportv, onde trabalhou até o começo da década passada. Oliveira Andrade é outro que também não tem sido vetado nos arquivos da TV Globo.

O espaço nesta coluna está sempre aberto ao posicionamento dos citados.