Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Por que sábado está cheio de finais estaduais, mas Paulista fica no domingo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O mundo do futebol vive neste sábado um dia cheio de finais estaduais pelo Brasil. Na década passada, esses torneios costumavam ter suas decisões concentradas nos domingos, mas agora o Paulistão, Baiano e Goiano são praticamente exceções entre os principais torneios nos jogos deste fim de semana. O dia de hoje reserva espaço para jogos das finais do Mineiro, Gaúcho, Carioca, Cearense, Catarinense e Paranaense. Por que isso acontece? É o que a coluna explica agora.
Em um passado não distante, a Globo era detentora de praticamente todos os principais torneios estaduais do Brasil. E não só isso. A emissora também exercia poder de escolher jogos na tabela em competições como a Libertadores, e tudo isso influenciava no que vamos explicar neste texto. Basicamente, a Globo garantia as finais aos domingos às 16h, normalmente, e dividia o país, transmitindo cada uma para a sua respectiva praça.
Nos últimos três anos, as mudanças no campo dos direitos de transmissão interferiram bastante na relação entre as finais estaduais e o calendário. O Paulistão, por exemplo, foi para a Record em TV aberta. O Carioca também, mas em 2023 migrou para a Band. A Globo, por meio de emissoras próprias ou afiliadas, manteve torneios em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba e Mato Grosso.
Sem Paulistão e nem Carioca na grade, a Globo extinguiu o espaço do futebol nacional aos domingos em sua programação nos primeiros meses do ano, retomando apenas com a volta do Brasileirão em abril. Com isso, as emissoras locais que ainda mostram estaduais tiveram que padronizar suas transmissões nas tardes de sábado, sempre às 16h30 pelo horário de Brasília, momento no qual a programação da rede é dividida, com alguns estados vendo seus jogos, e a rede vendo a grade normal.
É por isso que América-MG x Atlético-MG, pelo Mineiro, Caxias x Grêmio, pelo Gaúcho, Criciúma x Brusque, pelo Catarinense, e Treze x Sousa, pelo Paraibano, serão realizados hoje às 16h30. Além deles, o Campeonato Mato-Grossense tem uma semifinal entre Cuiabá e Luverdense no mesmo horário (15h30 pelo fuso local), e o Pernambucano terá a última rodada da primeira fase com transmissão da Globo local em Belo Jardim x Santa Cruz.
Explicados os casos da Globo, que ocorrem por causa de uma decisão estratégia de grade, é preciso observar os outros casos. No Carioca, a marcação de Flamengo x Fluminense para as 20h30 de hoje respeita uma estratégia que a Band tomou em boa parte do campeonato ao não disputar audiência com o Paulistão da Record em grandes jogos.
Ainda que Água Santa x Palmeiras pudesse até ter sido disputado hoje (já explicaremos o motivo), era improvável que a emissora de Edir Macedo escolhesse esse horário. Vale lembrar que esse jogo ainda terá o atrativo de ser a primeira narração de Cleber Machado após sua saída do Grupo Globo, onde ficou por 35 anos.
No jogo de volta, Fluminense e Flamengo se reencontrarão no mesmo dia da finalíssima paulista, mas em horários diferentes. Enquanto Palmeiras x Água Santa no Allianz Parque será às 16h, o clássico carioca que define o campeão estadual de 2023 será às 18h. Uma espécie de "rodada dupla" para o fã de futebol na TV aberta.
Migramos agora para o caso do Paranaense, cujo jogo da volta está marcado para um domingo às 16h, ou seja, sem problemas no enfrentamento com a transmissão nacional da final do Paullistão na Record. Mas por que, então, o duelo entre Cascavel e Athletico Paranaense será às 18h de hoje? A explicação está na Libertadores.
Antigamente seria muito difícil a tabela da Libertadores atrapalhar os planos da Globo de mostrar estaduais em suas finais sagradas nos domingos, dado o poder que a emissora exercia sobre o futebol como um todo. Mas, agora, a competição continental está nas mãos de um novo formato de negociação de direitos de transmissão da Conmebol.
O Athletico foi escolhido como um dos jogos exclusivos da ESPN/Star+ na primeira rodada, e colocado na terça-feira (4). Com isso, é inviável a realização de um jogo no domingo (2), apenas dois dias antes do duelo do Furacão contra o Alianza Lima, no Peru. Como o Paranaense não está mais com a Globo (e, mesmo se estivesse, provavelmente teria como padrão a final no sábado), parece que a Libertadores em si não atrapalhou a emissora. Só parece.
Outra das escolhas de jogo exclusivo da ESPN e do Star+ na rodada inaugural da fase de grupos da Libertadores foi Atlético-MG x Libertad-PAR. Esse duelo acabou marcado para quinta-feira (6), às 19h (horário de Brasília), o que impossibilita o jogo de volta entre Galo e América na final estadual de ser realizado no novo padrão global do sábado às 16h30. Até o fechamento deste texto, não havia ainda alterações oficiais da FMF (Federação Mineira de Futebol) na data da finalíssima mineira.
Por fim, o Cearense tem o clássico Fortaleza x Ceará neste sábado às 16h. Se o Leão do Pici joga na Sul-Americana apenas na quarta-feira (5), qual seria o impeditivo para a realização desta final no domingo? A resposta está no fato de que o torneio é da TV Cidade, afiliada à Record no estado. E a Record transmitirá Água Santa x Palmeiras no domingo para todo o país.
Sobre a possibilidade que chegou a existir de Água Santa x Palmeiras ocorrer hoje, era justamente porque havia a chance de o Verdão jogar na terça-feira pela Libertadores. Tanto que a FPF (Federação Paulista de Futebol) aguardou até a publicação da tabela oficial da competição continental para confirmar as datas de suas finais. Como o Palmeiras foi reservado para a Globo na próxima quarta-feira, deu tudo certo para o plano original de fazer as duas finais em domingos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.