Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Amazon Prime completa "padrão Globo" na Copa do Brasil com Cleber Machado

Cleber Machado narrou Internacional x CSA ao lado de Rafael Oliveira no Amazon Prime Video - Reprodução/Amazon Prime Video
Cleber Machado narrou Internacional x CSA ao lado de Rafael Oliveira no Amazon Prime Video Imagem: Reprodução/Amazon Prime Video

Colunista do UOL

11/04/2023 22h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A estreia de Cleber Machado como narrador do Amazon Prime Video deu ao serviço de streaming mais um componente de "padrão Globo" às transmissões da Copa do Brasil. A empresa transmite o torneio graças a um acordo de sublicenciamento com o Grupo Globo, que libera 54 jogos ao Prime Video, sendo 40 totalmente exclusivos. Hoje Cleber estreou narrando a vitória do Internacional sobre o CSA por 2 a 1 no jogo de ida da terceira fase, realizado no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Quando a Amazon chegou às transmissões da Copa do Brasil, ainda na final da edição 2021, como uma espécie de teste, a Globo era responsável por todo o produto entregue ao consumidor no Prime Video. As narrações e comentários eram feitos pela equipe do sportv, assim como a geração das imagens.

No ano passado, o streaming da Amazon começou a ter "vida própria" em alguns jogos, contando com a narração de Tiago Leifert e até a participação do streamer Casimiro Miguel nas transmissões, mas a maioria das partidas seguiram geradas totalmente pela Globo. Isso não acabou em 2023, a transmissão de Fortaleza x Águia de Marabá, hoje, por exemplo, foi feita com profissionais do sportv, com a narração de Clayton Carvalho.

Mas a Amazon mudou sua estratégia para a temporada 2023 nos jogos que ela própria produz. No lugar de Tiago Leifert e sua pegada mais jovem para a internet, o streaming apostou em uma voz muito mais tradicional e consolidada para o público de televisão, Cleber Machado, que a Globo demitiu em março passado após 35 anos de casa.

Se na primeira experiência fora da Globo, com as finais do Paulistão na Record, Cleber se mostrou completamente à vontade e até mais "solto", havia a dúvida sobre como seria sua estreia no mundo do streaming. Nada mudou. A narração de Cleber Machado foi ao melhor estilo de sempre, sem qualquer problema ou desconforto em relação à mídia diferente em sua carreira. Brincou, conversou, colocou emoção nos três gols e também no pênalti perdido pelo Colorado logo no começo da partida. Tudo normal.

Para quem gosta de uma transmissão mais informativa, foi um prato cheio a escalação do comentarista Rafael Oliveira, sempre muito recheado de conteúdo sobre os times em campo. Cleber Machado e Rafael Oliveira formaram uma dupla improvável até ano passado, já que a TV Globo tem priorizado ex-jogadores como comentaristas e visa sempre uma pegada mais "didática" para o público amplo da TV aberta, que não necessariamente é fissurado por futebol.

No geral, foi um verdadeiro "upgrade" também para a Amazon a chegada do narrador ex-global. Com o resto do produto todo fornecido pela Globo na Copa do Brasil, Cleber Machado era o que faltava para consolidar de vez o "padrão Globo" no Prime Video.

Cleber Machado agora narra Palmeiras x Tombense, nesta quarta-feira (12), às 20h (horário de Brasília), e Maringá x Flamengo, na quinta (13), no mesmo horário, no Prime Video.