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Por que a Globo "perdeu" jogo emocionante com pênaltis do Corinthians
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O Corinthians protagonizou o roteiro preferido das emissoras de televisão na Copa do Brasil. Enfrentando um time de divisão inferior, o Remo, o Timão perdeu o primeiro jogo por 2 a 0, fez crescer a expectativa pelo duelo da volta, devolveu o placar no tempo normal em casa e foi para os pênaltis, conseguindo a classificação. Isso no futebol é sinônimo de audiência elevada. Mas a detentora dos direitos de transmissão de TV aberta, a Globo, não aproveitou. O jogo só foi transmitido pelo sportv e pelo Premiere. Por quê?
A resposta é um pouco mais complexa do que dizer "a Globo não quis transmitir". A emissora não se pronunciou publicamente sobre as razões pelas quais optou por não exibir a terceira fase da Copa do Brasil na TV aberta, mas desde o início do ano vinha anunciando nas chamadas da programação de 2023 que a competição mata-mata só apareceria em maio na tela da TV Globo.
Ou seja, há muito tempo era possível saber que a Globo só transmitiria a Copa do Brasil das oitavas de final em diante. Mas isso não foi dito de forma clara. Os torcedores mais desavisados poderiam achar que a chamada que falava em "maio" estava errada, ou mesmo imaginado, sem olhar para o calendário da CBF, que o mês que vem seria o da entrada de times como Flamengo, Corinthians, Palmeiras e os demais participantes da Libertadores no torneio nacional.
Como esta coluna vem apontando há alguns meses, a Globo não é mais a mesma que teve o "monopólio" do futebol brasileiro por duas décadas. Hoje é uma empresa que visa manter o futebol na grade respeitando as condições financeiras. Em outras palavras: os campeonatos precisam se pagar, serem rentáveis. E na Copa do Brasil, cujo contrato foi renovado ano passado até 2026, a saída foi vender uma parte da competição para a Amazon.
A gigante Amazon é dona do streaming Prime Video e entrou no futebol brasileiro com a Copa do Brasil em contrato assinado no fim de 2021. Na primeira edição completa exibida pelo streaming, foram 37 jogos transmitidos, sendo 30 deles totalmente exclusivos. Ênfase, por favor, no "totalmente". Por mais que seja uma redundância, muita gente demorou a perceber que esses jogos eram tão exclusivos que sequer o sportv e o Premiere poderiam exibi-los.
No novo contrato, a Globo precisou aumentar o valor pago à CBF, que antes ficava perto dos R$ 400 milhões anuais e agora já passa dos R$ 500 mi. E a Amazon também aumentou sua contribuição nesse bolo, levando, consequentemente, mais jogos. Serão 40 exclusivos nesta temporada, 10 a mais que ano passado. O aumento se dá principalmente nas primeiras fases, com o Prime Video ficando com metade das partidas da terceira etapa da competição.
Na distribuição dos jogos, o Prime pegou todos os grandes cariocas que ainda jogam a Copa do Brasil. Só aí a Globo já ficaria sem Flamengo, Fluminense e Botafogo para transmitir para o Rio de Janeiro. A Amazon também levou o Palmeiras, o Atlético-MG, o Internacional, o Fortaleza e o Athletico. O leque de opções da emissora carioca para a TV aberta ficaria reduzido. Isso certamente também contribuiu para a decisão de só exibir o torneio na próxima fase.
No dia em que completou 58 anos de existência, a Globo perdeu a chance de dar uma audiência muito forte em São Paulo, principalmente, com a classificação corintiana nos pênaltis. Segundo o jornalista Gabriel de Oliveira, do site TV Pop, a medição em tempo real do Ibope chegou a mostrar a TV Globo atrás da soma dos canais pagos, impulsionados pelo sportv transmitindo o jogo.
Mas mostrou mais uma vez que está se adaptando ao novo cenário dos direitos de transmissão, seus custos e desafios, o que não é uma boa notícia neste caso específico para o torcedor que esperava ver essa partida na TV aberta.
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