Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Galvão vira protagonista em sorteio, cita Globo e dá "show de marketing"

Galvão Bueno participou do sorteio da Copa do Brasil 2023 - Thais Magalhães/CBF
Galvão Bueno participou do sorteio da Copa do Brasil 2023 Imagem: Thais Magalhães/CBF

Colunista do UOL

02/05/2023 14h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O narrador Galvão Bueno virou o grande protagonista do sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil, realizado hoje pela CBF. A entidade resolveu prestar uma homenagem ao profissional, que deixou as narrações na Globo após o fim da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, e usou mais de meia hora do evento para focar em histórias da carreira dele, atrasando a definição dos confrontos da próxima fase do torneio.

Galvão, por sua vez, aproveitou a oportunidade para dar um "show de marketing". Falou sobre os novos projetos pessoais, disse que em breve terá uma nova data de transmissão para anunciar em seu canal no YouTube, citou nomes de profissionais que o acompanharam na carreira, agradeceu à Globo, falou sobre sua saída das narrações na emissora, e se posicionou como um player de mídia ao citar a audiência que conseguiu em sua primeira jornada digital com a seleção brasileira.

Sobre a Globo, disse que chegou a um entendimento com a emissora sobre ser o momento para "os mais jovens" e que estava "virando uma página, mas não fechando o livro" em sua carreira, inclusive citando a transmissão do amistoso entre Brasil e Marrocos, que foi transmitido no último mês de março pelo Canal GB, novo projeto de Galvão no YouTube.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também subiu ao palco para fazer um discurso direcionado a Galvão e entregar uma placa comemorativa. O dirigente também aproveitou para prometer "lisura e transparência" em sua gestão, fazendo menção a uma fala do narrador minutos antes, quando o locutor disse que desejava ao mandatário que pudesse sair "com a cabeça erguida" do cargo um dia.

"O que eu mais te desejo é que, no dia que você sair da CBF, você consiga ir para casa de cabeça erguida e com a consciência tranquila, coisa que muita gente que já passou por aqui não consegue", tinha dito Galvão, em menção aos antecessores de Ednaldo que saíram do cargo envolvidos em escândalos.

"Eu tinha jurado que nunca mais viria à sede da CBF. Eu nunca vim nesta nova sede da CBF. Estar aqui é estar entregando a minha confiança a você, acreditando em tudo isso o que você falou", disse Galvão a Ednaldo após a fala do presidente da entidade.

O evento do sorteio, marcado para as 13h, começou com praticamente 10 minutos de atraso e ainda usou os 35 minutos seguintes na homenagem a Galvão, que contou com vídeo especial com momentos de suas narrações, uma entrevista no palco e mais histórias de bastidores contadas pelo profissional.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL