Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Final da Copa do Nordeste faz SBT "golear" Globo no Ibope em duas capitais

Ceará comemora tricampeonato da Copa do Nordeste em jogo transmitido pelo SBT no Nordeste - Felipe Santos / Ceará SC
Ceará comemora tricampeonato da Copa do Nordeste em jogo transmitido pelo SBT no Nordeste Imagem: Felipe Santos / Ceará SC

Colunista do UOL

04/05/2023 15h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A final da Copa do Nordeste, que teve o Ceará campeão nos pênaltis contra o Sport, fez o SBT aplicar uma "goleada" na Globo na audiência de Recife e Fortaleza. Na capital pernambucana, a TV Jornal, afiliada à rede de Silvio Santos, teve um índice quatro vezes maior que o da rival, que exibiu no mesmo horário o fim de um capítulo da novela "Travessia" e o jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, pela Libertadores. Em Fortaleza, a TV Jangadeiro (SBT) teve o triplo da audiência da TV Verdes Mares (Globo) com o mesmo embate.

De acordo com os dados consolidados do Ibope, o SBT venceu a Globo por 33,8 a 8,2 na média entre 21h03 e 23h21 (horário de Brasília) no Recife. O jogo foi assistido em 54% dos televisores ligados durante este período. Em 2023, cada ponto no Ibope na capital pernambucana equivale a 13.287 domicílios, ou 36.445 pessoas.

Em Fortaleza, a TV Jangadeiro marcou 28,1 pontos de média com a transmissão do título do Ceará, enquanto a Verdes Mares ficou com 9,1. A participação da afiliada do SBT com a final da Copa do Nordeste foi de 45% dos televisores ligados. Na capital cearense, um ponto representa 12.572 casas, ou 36.279 indivíduos.

O jogo de ida, realizado no dia 19 de abril com vitória do Vozão por 2 a 1 sobre o Leão da Ilha, também tinha sido de vitórias para o SBT nas duas capitais. Na ocasião, a final da Copa do Nordeste bateu de frente com as duas maiores torcidas do Brasil na Libertadores da Globo. Jogos de Flamengo e Corinthians eram exibidos no mesmo horário, mas mesmo assim a rede de Silvio Santos conseguiu bater a rival por 25,3 a 8,7 no Recife e por 18,4 a 9,7 em Fortaleza.

A Copa do Nordeste é exibida pelo SBT de forma regional desde 2018, e foi o retorno de fato da rede ao futebol após mais de uma década de ausência. Dois anos depois, a cabeça de rede em São Paulo voltou a apostar também no esporte e comprou os direitos de transmissão de competições como o Campeonato Carioca (final de 2020), Libertadores (2020 a 2022), Copa América (masculina em 2021 e feminina em 2022), Champions League e outros torneios da Uefa (desde 2021), Finalíssima Feminina (2023) e Copa Sul-Americana (desde 2023).