Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo compra 9 jogos do Brasil nas eliminatórias: veja como estão os outros

Seleção brasileira vai ter seus jogos em casa transmitidos pela Globo nas eliminatórias da Copa de 2026 - Pedro Martins/Pedro Martins/AGIF
Seleção brasileira vai ter seus jogos em casa transmitidos pela Globo nas eliminatórias da Copa de 2026 Imagem: Pedro Martins/Pedro Martins/AGIF

Colunista do UOL

30/05/2023 15h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CBF e a Globo anunciaram hoje um acordo para a transmissão exclusiva dos jogos da seleção brasileira como mandante nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O contrato incluiu os amistosos que o Brasil disputará neste ciclo e já começa a valer na data Fifa de junho, quando a emissora vai mostrar as partidas da seleção contra Guiné e Senegal.

Com isso, começa oficialmente a distribuição que pode ser bem confusa dos jogos das eliminatórias na TV brasileira. Até aqui, o único acordo oficialmente anunciado foi o de hoje entre CBF e Brasil, que cobre apenas os nove jogos da seleção brasileira em casa.

Nas eliminatórias, prevalece uma regra semelhante à nossa "lei do mandante". Cada federação nacional tem o direito de comercializar suas partidas. Isso já aconteceu em ciclos anteriores, e foi o que causou a ausência de alguns jogos do Brasil na tela da Globo no começo da edição passada. Em 2020, a emissora carioca só tinha os direitos dos jogos da CBF e os da Argentina em casa.

A TV Brasil, o EI Plus (o hoje quase extinto Estádio TNT Sports) e o BandSports (por meio de um PPV) chegaram exibir alguns jogos do Brasil fora de casa. A então pouco conhecida TV Walter Abrahão chegou a acertar um acordo com as outras oito seleções sul-americanas, mas não executou nenhuma transmissão. Em março de 2021, a Globo finalmente comprou o pacote completo.

O problema agora é que o cenário está mais fragmentado. Segundo o site Notícias da TV, um bloco formado pelas federações de Uruguai, Paraguai, Equador e Venezuela já está vendendo seus jogos e fazendo um processo próprio de concorrência pelos direitos. Esse bloco possui 36 partidas, sendo quatro do Brasil.

Sobram ainda Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Bolívia, que somam outros 45 jogos, e não divulgaram ainda oficialmente o modelo de venda. A seleção argentina, como já vimos, foi parceira da Globo desde o começo da edição passada, vendendo esses direitos em uma formato semelhante ao da CBF.

O acordo anunciado hoje entre CBF e Globo foi apenas o primeiro capítulo. 9 jogos já têm destino certo na televisão brasileira. Restam 81.