Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo deve transmitir jogo do Corinthians que pode levar o time para o SBT

Cássio se lamenta durante Del Valle x Corinthians, duelo da Libertadores - Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images
Cássio se lamenta durante Del Valle x Corinthians, duelo da Libertadores Imagem: Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images

Colunista do UOL

07/06/2023 21h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A tabela da última rodada da fase de grupos da Libertadores reserva para a Globo a transmissão do duelo entre Corinthians e Liverpool-URU. O jogo está marcado para o dia 28 de junho, uma quarta-feira às 21h30 (horário de Brasília). E um dos maiores interessados no resultado dessa partida é uma emissora concorrente: o SBT.

Com a derrota por 3 a 0 para o Independiente del Valle, hoje, o Corinthians já está matematicamente eliminado da Libertadores. Mas o Timão ocupa ainda a terceira colocação no Grupo F da competição continental, com 4 pontos, e vai encarar o Liverpool no último jogo em casa. Os uruguaios têm a mesma pontuação, mas perdem no saldo de gols (-2 a -5).

Os terceiros colocados de cada um dos oito grupos da Libertadores serão enviados para a Copa Sul-Americana em uma fase de playoffs que precederá as oitavas de final. Se o Corinthians vencer ou empatar com o Liverpool, portanto, vai garantir esse lugar no torneio secundário da Conmebol, cujos direitos de transmissão em TV aberta no Brasil são do SBT.

O SBT tem priorizado jogos de paulistas na Copa Sul-Americana. Escolheu três partidas do São Paulo e outras três do Santos na fase de grupos. Ter o Corinthians, a maior audiência do estado que é o maior mercado publicitário do país, seria um presente gigante para a emissora de Silvio Santos.

A maior ironia do destino é que esse fato será conhecido em um jogo cujos direitos de exibição estão com a Globo, que agora perde um de seus maiores ativos de audiência na Libertadores.

A Globo só vai confirmar no fim do mês quais estados receberão o sinal do jogo do Corinthians. A tabela da Libertadores não costuma permitir mudanças de partidas, pois o esquema de divisão dos direitos de transmissão é bastante complexo e feito para conciliar os interesses de TV aberta e plataformas pagas (Disney e Paramount).

Por isso, é pouco provável que a emissora carioca consiga outra partida no lugar desse jogo do Corinthians. No mesmo dia e no mesmo horário, a TV Globo terá Flamengo x Aucas para exibir em esquema de divisão de praças com a partida do Timão. O mais normal agora seria o duelo do Rubro-Negro ocupar quase a totalidade do mapa de emissoras da rede na TV aberta.