Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

City x Inter: o que narradores de SBT e TNT esperam da final da Champions

Final da Champions League terá transmissões ao vivo do SBT, TNT e HBO Max no Brasil - FABRICE COFFRINI/AFP
Final da Champions League terá transmissões ao vivo do SBT, TNT e HBO Max no Brasil Imagem: FABRICE COFFRINI/AFP

Colunista do UOL

10/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O mundo do futebol se volta para mais uma final de Champions League hoje. O duelo entre Manchester City e Inter de Milão será realizado em Istambul, na Turquia, a partir das 16h (horário de Brasília), e terá transmissões ao vivo do SBT, em TV aberta, da TNT, em TV por assinatura, e da HBO Max no streaming pago.

A coluna conversou durante a semana com os donos das vozes que contarão essa história para o público brasileiro. Téo José será o narrador da transmissão do SBT, enquanto André Henning comanda a jornada da TNT Sports, que produz o conteúdo que vai ao ar na TNT e na HBO Max.

O duelo entre City e Inter vai opor duas histórias bem diferentes. De um lado, o Manchester City de Guardiola, um clube que nunca conseguiu ganhar uma edição da Champions, mas tem feito uma temporada praticamente perfeita e chega com as recentes conquistas da Premier League e da Copa da Inglaterra. Do outro, a Inter de Milão, que busca o quarto título na história da competição continental, uma glória que conquistou pela última vez em 2010.

"Eu estou vendo alguns comentaristas falarem que o City vai passear. Não sei se vai ser assim. Foi contra o Real Madrid. Mas será que contra um time italiano, será que contra a Inter vai ser assim? Não sei. Só na hora que nós vamos saber e contar essa história para o Brasil", disse André Henning.

Téo José também seguiu essa linha, apesar de apontar o favoritismo do time de Guardiola. "Um time como a Inter, que tem uma escola de marcação no DNA, um time que já foi três vezes campeão da Liga dos Campeões, ele nunca pode estar morto. Mas claramente há um favoritismo para a equipe do City. Eu estou esperando ataque contra defesa, eu estou esperando o City atacando o tempo inteiro a equipe da Inter, e a Inter se defendendo", afirmou o narrador do SBT, que vê a final deste ano como a "mais desequilibrada" dos últimos anos no papel.

"O City é um time muito forte, e no banco tem um cara sensacional, que é o Guardiola. É sensacional como arma o time dele, na parte de psicologia, e sensacional também nas entrevistas. Toda entrevista do Guardiola a gente aprende um pouco", disse Téo.

O narrador do SBT opinou ainda que o Manchester City pode ter sido um adversário melhor para o estilo de jogo da Inter de Milão na final do que seria o Real Madrid, eliminado pelos ingleses na semifinal. Mas, mesmo assim, considera que a missão dos italianos não será fácil.

"O Real tem o confronto 1x1, né. O City também tem esse confronto, mas não é tão claro como no Real, onde você tinha o Vinicius Junior e o Rodrygo nas pontas e um Benzema no meio que também gosta de 1x1, então para a Inter, que vai jogar da forma que vem jogando com seus zagueiros fortes, com dois volantes ali na frente correndo atrás, não dando espaço, o City é um time que você pode pensar em anular. Vai anular? É difícil", analisou.

André Henning espera que a final seja equilibrada e com toques de emoções, principalmente pensando no aspecto da transmissão que ele vai comandar na TNT e HBO Max.

"No ar, narrando o jogo, eu torço sempre para que sejam um jogo decidido na última bola. A torcida que eu acho que todo narrador tem, comigo é assim, eu quero que o jogo esteja vivo até o último lance, seja ele no tempo normal, seja ele na prorrogação, seja ele nos pênaltis. O narrador se alimenta... eu me alimento daquela expectativa, daquela atenção que o torcedor que está em casa, de ele não ter certeza de que realmente vai terminar daquele jeito. De ter sempre um quê de 'ó, tudo pode acontecer', então eu espero que seja um grande jogo decidido na última bola, no último segundo, no último chute", disse o narrador da TNT Sports.