Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

De olho no Corinthians, SBT e Globo terão semana decisiva no futebol; veja

Corinthians de Vanderlei Luxemburgo é o time que mais vai definir o destino de Globo e SBT no futebol em julho - REINALDO CAMPOS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Corinthians de Vanderlei Luxemburgo é o time que mais vai definir o destino de Globo e SBT no futebol em julho Imagem: REINALDO CAMPOS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

26/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A definição dos últimos classificados para os mata-matas da Libertadores e da Copa Sul-Americana fará desta uma semana decisiva para as grades de Globo e SBT com futebol no mês de julho.

O principal destaque que a ser definido em campo nos próximos dias será a presença ou não do Corinthians na competição secundária da Conmebol, o que pode beneficiar a emissora de Silvio Santos e provocar mudanças na programação do canal carioca.

Já eliminado da Libertadores, o Corinthians receberá o Liverpool-URU na próxima quarta-feira (28) na Neo Química Arena, em São Paulo, pela última rodada da competição continental em sua fase de grupos. O jogo é confronto direto pela terceira colocação na chave, que leva ao mata-mata da Copa Sul-Americana ainda nesta temporada. O Timão entra em campo precisando apenas de um empate.

A Sula é uma competição do SBT na TV aberta, e ter o Corinthians como opção de transmissão seria um ganho considerável de audiência para o canal de Silvio Santos. Se o Timão confirmar a terceira posição no grupo da Libertadores, vai disputar um playoff contra algum dos segundos classificados nos grupos da Copa Sul-Americana. E poderá ser escolhido pelo SBT, que teria uma arma poderosa no Ibope contra a Globo.

Mas há duas ironias nesta história. Primeiro, o Corinthians x Liverpool-URU que definirá o destino do SBT é um jogo da Globo na quarta às 21h30 (horário de Brasília). A emissora ainda não divulgou quais regiões receberão o sinal desta partida na TV aberta, mas o estado de São Paulo é uma certeza. Em resumo:

A segunda ironia é que além de reforçar o SBT, o Corinthians pode provocar alterações na programação da Globo em julho. O time alvinegro já foi escolhido pela emissora carioca como um dos jogos que serão transmitidos na ida e na volta das quartas de final da Copa do Brasil. Os duelos contra o América-MG estão marcados para os dias 5 e 12 de julho às 21h30.

O problema é que o calendário da Conmebol traz um choque de datas entre o playoff da Copa Sul-Americana e os jogos de volta das quartas da competição nacional brasileira. Ou seja, o jogo do Corinthians do dia 12 pode ser alterado caso o clube esteja na disputa de uma vaga nas oitavas de final do torneio continental.

Em resumo: é possível que o Timão saia da programação da Globo no dia 12 de julho e passe para a do SBT na noite anterior, dia 11, a terça-feira. Além de causar um efeito dominó nas tabelas inclusive do Brasileirão, outro torneio dominado pela emissora carioca.

Esse problema do choque de datas pode acontecer mesmo que o Corinthians perca o jogo para o Liverpool-URU e fique fora de todas as competições da Conmebol, já que o América-MG ainda está vivo na Copa Sul-Americana e pode ficar com a segunda colocação em seu grupo, avançando para os mesmos playoffs e ficando impossibilitado de enfrentar o Timão pela Copa do Brasil no dia 12.

Outros possíveis brasileiros no SBT

Além do Corinthians, o SBT pode torcer pela presença de outros brasileiros na Copa Sul-Americana para ampliar o leque de opções também. O Atlético-MG está bem encaminhado para seguir na Libertadores, mas "caírá" para a competição secundária caso perca para o Libertad-PAR fora de casa por dois ou mais gols de diferença nesta terça às 19h.

O Internacional também não está garantido matematicamente ainda nas oitavas da Libertadores. O time gaúcho só depende das próprias forças em casa contra o Independiente Medellín-COL, mas pode cair fora até em caso de empate, se o Nacional-URU vencer o Metropolitanos-VEN, um time que não tem nem um ponto na tabela de classificação. Esses jogos serão na quarta às 19h.

O Fluminense lidera seu grupo na Libertadores e joga por um empate em casa contra o Sporting Cristal nesta terça às 21h para avançar. Se perder, correrá o risco de jogar a Sula em caso de o duelo River Plate x The Strongest ter um vencedor (qualquer placar no caso do River, ou com os bolivianos vencendo e tirando uma diferença de quatro gols de saldo para o Tricolor carioca).

O Flamengo precisa confirmar a vaga contra o já eliminado Aucas (que ainda briga por um lugar na Sula) e só ficará fora da Libertadores se perder e ainda ver o Ñublense ganhar do Racing fora de casa. O último jogo do Rubro-Negro na fase de grupos será na quarta às 21h30, com Globo.

O Palmeiras e o Athletico Paranaense já estão matematicamente classificados para as oitavas de final da Libertadores.