Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Benja revela detalhes de programa na CNN e se inspira no rádio dos anos 90

Benjamin Back estreia na CNN Brasil no próximo domingo (9) com o "Domingol com Benja" - Bruno Carrasco/CNN Brasil
Benjamin Back estreia na CNN Brasil no próximo domingo (9) com o "Domingol com Benja" Imagem: Bruno Carrasco/CNN Brasil

Colunista do UOL

03/07/2023 16h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O apresentador Benjamin Back estreia no próximo domingo (9) uma nova atração esportiva no canal de notícias CNN Brasil. O "Domingol com Benja" vai ser uma espécie de "esquenta" para a rodada do futebol e irá ao ar entre 13h e 15h (horário de Brasília). A ideia, segundo a emissora, é fazer um programa que vai unir informação, debate, leveza e irreverência.

A coluna conversou com Benja sobre o novo programa. O apresentador se disse muito entusiasmado com o projeto e revelou detalhes, como a inspiração no rádio dos anos 1990 para fazer um pré-jogo diferente para o torcedor de futebol. Benja afirmou que isso, inclusive, é algo inédito em sua carreira.

"Eu já fiz muita coisa no futebol, já rádio todo dia, já fiz coluna no jornal Lance!, já tive um dos primeiros podcasts do Brasil, que foi o "Papo com Benja" na TV Lance!, já tive um programa de segunda-feira à meia-noite ao vivo no SBT, tive o Fox Sports Rádio com três horas por dia ao vivo naquela loucura toda, já fiz domingo à noite na RedeTV! com o Juca (Kfouri), o Bola na Rede". Eu fiz tudo. Mas tem uma coisa que eu não fiz: pré-jogo", disse o apresentador.

"Eu sempre fui muito viciado em futebol, e antigamente a gente ia para o estádio muito antes, para um jogo às 16h a gente saía meio-dia, e o meu grande companheiro era o rádio. Porque o pré-jogo do rádio era legal demais", completou Benja.

A experiência de estar em um canal de notícias como a CNN também foi exaltada por Benjamin Back, que disse ter sentido até diferenças na repercussão quando sua contratação veio a público.

"Eu sei da importância da CNN, óbvio, mas quando saiu a notícia da minha contratação, muitos veículos que nunca falavam de mim - até porque não tinham por que falar, não eram da nossa área - começaram a noticiar", afirmou.

A ideia do apresentador é manter o estilo que o consagrou em outras emissoras, mesmo sendo em um canal com segmentação diferente.

"Eu posso estar em um canal de notícias, do que for, o Benja hoje é uma marca que as pessoas já sabem o que vem. Eu faço futebol para as pessoas se divertirem. É entretenimento", disse.

"Óbvio que você tem que ter informação, opinião. Mas o que me levou a ser apaixonado por futebol foi aprender que é um entretenimento, desde o momento em que eu vou com meus filhos para assistir, que você conversa com um cara no lado no estádio que não sabe nem quem é. O espírito e a essência são os mesmos. Eu não vou mudar uma vírgula. O que vocês podem esperar do Benja é o que vocês sempre viram. Vai ter discussão, vai ter polêmica, vai ter zoeira, vai ter as piadinhas de 5ª série. As pessoas têm que se divertir um pouco", completou Benja.

O único nome confirmado no time do programa até agora é o do ex-jogador Kleber "Gladiador", mas a atração terá comentaristas fixos e repórteres nas portas dos estádios da rodada. Benja ainda faz mistério sobre os componentes do "Domingol com Benja".

"Agora eu vou virar o Benja 'diretor de futebol da CNN'. Enquanto não está tudo 100%, a gente não pode divulgar, está 99%", brincou. "Mas o que eu digo é o seguinte: time de peso, só cara raiz, mas põe raiz nisso. É linha de frente, tropa de elite, pode anotar. A CNN está vindo pro game", afirmou.

Além do programa dominical, o apresentador também fará outros conteúdos na CNN Brasil, as "Diretas do Benja". Estão previstas "pílulas de conteúdo" ao longo da programação e nas redes sociais da emissora na parte da tarde, além de materiais exclusivos para o digital de segunda a sexta-feira, e participação diária na Rádio CNN pelas manhãs, alternando entre entradas ao vivo e outras gravadas.

Em nota enviada à coluna, o vice-presidente de Jornalismo da CNN Brasil, Leandro Cipoloni, disse que a contratação de Benja é parte da estratégia de tratar o meio esportivo como um gerador de notícias, assim como política e economia, em todas as plataformas da marca.

"O programa, multiplataforma, coloca a CNN Brasil no mapa do domingo esportivo do brasileiro. O apresentador e equipe dedicada vão proporcionar, além de uma cobertura quente da rodada do final de semana, a possibilidade de fazer parte das conversas sobre o mundo da bola que permeiam as redes sociais tão presente no dia a dia dos torcedores também ao longo da semana. Tudo isso faz parte de uma estratégia macro de ampliar a oferta de conteúdo e falar a mais e diferentes pessoas", disse Cipoloni.

A CNN Brasil pode ser vista na TV por assinatura, no Prime Video, no YouTube, na Samsung TV Plus, na banda kU, no site oficial da emissora e nas redes sociais.