Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Copa do Mundo Feminina: tudo o que você precisa saber sobre as transmissões

A Copa do Mundo Feminina de 2023 começa nesta quinta-feira (20) e terá a maior edição de todos os tempos. Pela primeira vez, 32 seleções vão disputar este campeonato, que terá sede dupla também de forma inédita, ocorrendo na Austrália e na Nova Zelândia.

O número de jogos, 64, também será recorde para o evento, que na prática assume o formato que a Copa do Mundo masculina tinha até o ano passado e deixou para aumentar o número de participantes para 48 e o total de partidas para 104 a partir de 2026.

No Brasil, as transmissões vão se dividir entre os veículos da Globo, a CazéTV e o Fifa+. Neste texto você confere tudo o que precisa saber para acompanhar o Mundial na TV e na internet.

- TV Globo vai transmitir 7 jogos ao vivo

Pela segunda vez na história, e de forma consecutiva, a TV Globo vai transmitir a Copa do Mundo Feminina. Depois do sucesso da edição de 2019, que alcançou quase 110 milhões de pessoas, a emissora volta a apostar na competição e terá nela uma nova realidade dos eventos Fifa em seu portfólio, conforme explicaremos mais adiante neste texto.

Na primeira Copa do Mundo transmitida pela TV Globo sem Galvão Bueno (ele narrou a estreia do Brasil em 2019), o canal vai alternar Luis Roberto e Renata Silveira nas narrações dos jogos da seleção brasileira. Os comentários ficarão com Ana Thais Matos e Caio Ribeiro.

Renata Silveira fará o primeiro compromisso de time de Pia Sundhage, que será na próxima segunda-feira (24), às 8h (horário de Brasília), contra o Panamá. Ela deve narrar também o jogo contra a Jamaica no dia 2 de agosto, às 7h.

A emissora garante a transmissão de sete partidas nesta edição, todos os duelos envolvendo o Brasil ou, caso o time seja eliminado de forma precoce, um jogo por fase até a grande final. As transmissões da TV Globo estarão disponíveis gratuitamente no Globoplay.

- sportv mostra 34 jogos da Copa

O maior sinal da mudança do formato de parceria da Globo com a Fifa será sentido nas plataformas pagas. Os canais sportv não possuem os direitos de todos os jogos da Copa do Mundo Feminina. O canal prevê a exibição de 34 dos 64 duelos da edição deste ano.

Continua após a publicidade

E isso não é uma exceção por causa da competição entre mulheres, mas a realidade que todas as competições de seleções da Fifa terão nos veículos da Globo até 2026. A Copa do Mundo masculina que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá daqui a três anos terá esse mesmo formato de transmissões, com o sportv sendo detentor de provavelmente 52 dos 104 jogos que o próximo Mundial terá.

Os jogos do Brasil no sportv serão narrados por Luiz Carlos Jr., acompanhado dos comentários de Alline Calandrini. O time de narrações do canal pago também será composto por Daniel Pereira e de duas mulheres, Natalia Lara e Isabelly Morais.

Na equipe de comentaristas, estarão ainda Pedrinho, Richarlyson, Paulo Nunes, Ledio Carmona e Carlos Eduardo Lino, além da ex-jogadora Formiga e da zagueira Érika, do Corinthians.

A primeira transmissão do sportv será na noite desta quinta-feira (20), às 23h30 (horário de Brasília), com Nigéria x Canadá. A narração será de Natalia Lara, com comentários de Alline Calandrini e Ledio Carmona.

O canal já escolheu suas partidas para as duas primeiras rodadas da fase de grupos. Os jogos da última rodada, com exceção do já garantido duelo do Brasil contra a Jamaica, só serão definidos posteriormente de acordo com o que estiverem valendo em termos de classificação.

Os jogos do sportv também serão exibidos pelo Globoplay.

Continua após a publicidade

- CazéTV terá todos os jogos da Copa do Mundo Feminina

A CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel, terá um acordo mais amplo com a Fifa do que aquele realizado na Copa do Mundo do Qatar, no fim do ano passado. Desta vez, na Copa do Mundo Feminina, a CazéTV terá 100% dos jogos ao vivo e com imagens.

A equipe de transmissões da CazéTV conta com o reforço da ex-global Fernanda Gentil, que fará a cobertura in loco na Oceania. Milene Domingues e Yara Fantoni vão seguir a seleção brasileira durante a participação na Copa.

O time será reforçado por Ju Cabral, Fran e Gabi Zanotti, além de Belle Suarez, Nath Ferrão e Bianca Molina. A CazéTV terá ainda conteúdos especiais produzidos pela influenciadora Valentinna Bandeira, com viés de bom humor, diretamente da Nova Zelândia.

As transmissões serão gratuitas no YouTube e na Twitch. Como as plataformas da Globo não terão todos os jogos, quase metade do Mundial será de jogos nos quais a CazéTV não terá a concorrência do sportv e nem do Globoplay.

A partida de abertura, inclusive, com Nova Zelândia x Noruega às 4h da manhã desta quinta, só poderá ser vista na CazéTV e no Fifa+. O serviço de streaming da Fifa, que funciona na web e em aplicativos de celular e TVs com tecnologia smart, também exibe ao vivo e de graça os 64 jogos. A presença como app nas TVs da Samsung e LG é uma das principais novidades em relação ao Mundial masculino do ano passado.

Continua após a publicidade

Resumindo:

- Quem transmite a Copa do Mundo Feminina de 2023?

  • A TV Globo mostra 7 jogos ao vivo na TV aberta
  • sportv, Globoplay e ge mostram 34 partidas ao vivo ao todo
  • CazéTV e Fifa+ terão todos os 64 jogos ao vivo e de graça na internet

- Quem narra e comenta a Copa do Mundo Feminina de 2023?

  • Luis Roberto e Renata Silveira se alternam na TV Globo, com comentários de Ana Thais Matos e Caio Ribeiro
  • Luiz Carlos Jr. narra os jogos da seleção brasileira no sportv, com comentários de Alline Calandrini
  • Daniel Pereira, Natalia Lara e Isabelly Morais narram os demais jogos no sportv
  • O time de comentaristas do sportv conta ainda com Formiga, Érika Cristiano, Pedrinho, Richarlyson, Paulo Nunes, Ledio Carmona e Carlos Eduardo Lino.
  • Luis Felipe Freitas, o Luisinho, Bruno Cantarelli e Letícia Macedo se alternam na narração dos principais jogos na CazéTV.
  • As principais comentaristas serão Ju Cabral, Fran, Gabi Zanotti, além de Belle Suarez, Nath Ferrão e Bianca Molina

- Quais são as principais novidades?

  • TV Globo com um jogo por fase mesmo em caso de eliminação do Brasil. Na edição de 2019, só a final foi mostrada além dos jogos da seleção brasileira.
  • Novo modelo de contrato da Globo com a Fifa, com apenas metade dos jogos no pacote de transmissões
  • Renata Silveira e Luis Roberto se alternando nas narrações dos jogos da TV Globo
  • CazéTV ampliando a oferta de jogos em relação à Copa masculina e mostrando tudo da feminina ao vivo
  • Fifa+ agora tem aplicativo em TVs da Samsung e LG
  • Primeira Copa do Mundo Feminina com 32 países, 64 jogos e sediada em dois países.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.