Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Como Globo e SBT definirão transmissões das quartas na Libertadores e Sula

Terminadas as fases de oitavas de final na Libertadores e Copa Sul-Americana, os olhares agora se voltam para a definição da tabela da próxima fase das duas competições, o que passa pelas mãos das emissoras detentoras dos direitos de transmissão: Globo (Libertadores), SBT (Sul-Americana), ESPN/Star+ e Paramount+ (ambos os torneios).

A Conmebol centraliza as transmissões e a venda dos direitos das suas competições desde a temporada de 2019, então fica responsável por organizar também as escolhas das TVs. Nos dois casos, a mecânica é igual. Uma reunião deve ser realizada nesta sexta-feira (11) com representantes dos canais que transmitem as competições.

A TV aberta pode escolher qualquer um dos quatro confrontos e marcá-lo para o seu horário padrão. No caso do SBT, a emissora de Silvio Santos marca as partidas para as terças-feiras às 21h30 na Sula. A Globo usa o mesmo horário na Libertadores, mas nas quartas-feiras. O jogo escolhido tem que ser exibido na ida e na volta pelo mesmo detentor.

A tendência é que a TV Globo escolha o duelo entre Palmeiras e Deportivo Pereira-COL, já que não aconteceu o duelo esperado entre Flamengo e Fluminense nas quartas de final após a eliminação rubro-negra.

Outra opção seria Fluminense x Olimpia-PAR, já que normalmente SP e RJ são priorizados, o que dificultaria as chances do Internacional nessa escolha.

O SBT deve ir de Corinthians x Estudiantes-ARG na Sul-Americana, uma vez que o time paulista tem conseguido colocar o canal na liderança em seus jogos pelo torneio nas últimas semanas.

Entre ESPN e Paramount, cada canal fica com dois jogos de cada competição. A Disney escolhe primeiro nos dois casos, com a Paramount fazendo a segunda escolha. A ESPN escolhe o terceiro duelo, enquanto a Paramount fica com o que sobrar.

As escolhas de SBT e Globo podem apenas nortear as estratégias dos canais pagos, mas a TV aberta não possui exclusividades, todos os jogos são exibidos em plataformas por assinatura. Por exemplo, caso o SBT pegue mesmo o jogo do Corinthians, fará sentido a ESPN optar pela exclusividade do São Paulo na Sula usando sua primeira escolha frente à Paramount.

Com as escolhas feitas, a Conmebol espalha os jogos entre terças, quartas e quintas e atribui os horários. As partidas serão disputadas nas semanas de 23 e 30 de agosto.

Continua após a publicidade

O Brasil tem um peso maior porque é um mercado que paga mais pelos direitos, mas executivos dos outros países da América do Sul também participam da reunião de escolhas.

As opções na mesa nesta sexta-feira serão:

Libertadores:

Racing x Boca Juniors
Palmeiras x Deportivo Pereira
Internacional x Bolívar
Olimpia x Fluminense

Sul-Americana:

Defensa y Justicia x Botafogo
São Paulo x LDU
Estudiantes x Corinthians
Fortaleza x América-MG

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes