Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

Corinthians avança na Sul-Americana e prova 'sorte' impressionante do SBT

O Corinthians teve tudo para ser eliminado da Copa Sul-Americana na noite desta terça-feira (29) contra o Estudiantes-ARG. O placar de 1 a 0 a favor do time argentino empatou o confronto no agregado, já que o Timão tinha vencido também pela vantagem mínima na semana passada, e levou a disputa para os pênaltis. Com uma defesa de Cássio e dois chutes que pararam nas traves em penalidades rivais, o Corinthians avançou.

Do ponto de vista de mídia esportiva, foi uma prova cabal da "sorte" que o SBT inacreditavelmente carrega em suas transmissões de futebol. A emissora de Silvio Santos, que entrou no vácuo da Globo quando o canal carioca rescindiu o contrato da Libertadores, em 2020, só exibiu finais 100% brasileiras na principal competição de clubes da Conmebol, com dois títulos do Palmeiras e um do Flamengo.

Agora, com a volta da Libertadores à TV Globo, coube ao SBT se "contentar" com a Copa Sul-Americana, um torneio secundário para o qual muita gente já torceu o nariz. A sorte do canal de Silvio Santos, porém, não deixou de aparecer. O Corinthians, time de maior torcida em São Paulo, principal mercado publicitário do país, nem era dessa competição. Estava na Libertadores, era atração da Globo.

O Corinthians fez uma campanha muito ruim na fase de grupos da Libertadores, mas garantiu o terceiro lugar na última rodada e, com isso, foi para o mata-mata da Sula. A partir daí, o SBT passou a escolher sempre o time alvinegro, colecionando desde então vários minutos de liderança no Ibope de SP contra a Globo, com índices acima dos 15 pontos nos momentos derradeiros dos jogos. Agora está garantida a presença do Timão na semifinal do torneio.

Mais que isso: o adversário do Corinthians nessa semi será o vencedor de Fortaleza x América-MG. Ou seja, está garantida a presença pelo menos um time brasileiro na grande final a ser realizada no dia 28 de outubro em Montevidéu, no Uruguai. E se a sorte for muito grande mesmo, o outro lado da chave ainda pode ser uma semifinal entre Botafogo e São Paulo, garantindo nova final 100% nacional no SBT.

O SBT poderá escolher qual das duas semifinais exibir nos dias 26 de setembro e 3 de outubro. Talvez tenha na mesa como opções mais uma sequência de Corinthians ou um duelo entre times do Rio e São Paulo. É provável que escolha novamente o Timão, como fez em todas as três fases de mata-mata realizadas até agora.

De qualquer maneira, para uma emissora que ouviu dos mais críticos coisas como "Sul-Americana é um prêmio de consolação", "ninguém liga para esse campeonato", digamos que a sorte se manifestou com muito gosto logo no primeiro ano de SBT na competição.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes