Reportagem

Globo terá que decidir entre Palmeiras x Boca e Inter x Flu na Libertadores

A TV Globo vai ter que escolher apenas um dos dois duelos das semifinais da Libertadores para transmitir nos dias 27 de setembro e 4 de outubro. Desde 2019, o formato de direitos da competição prevê que a TV aberta só pode mostrar um dos confrontos em ida e volta, deixando o outro exclusivo para plataformas pagas.

Com isso, a TV Globo não pode simplesmente transmitir Palmeiras x Boca Juniors e Internacional x Fluminense ao mesmo tempo com a famosa "divisão de praças", modelo muito comum em outras competições até hoje. A emissora terá que optar por um deles e exibir para todo o Brasil.

Em 2019, no primeiro ano deste formato, a Globo teve a vida facilitada. Uma semifinal foi 100% brasileira (Flamengo x Grêmio) e a outra foi 100% argentina (River Plate x Boca Juniors). Nos anos seguintes, o SBT sempre teve que optar e desagradar a alguma torcida.

Na edição de 2020, o canal de Silvio Santos escolheu Palmeiras x River Plate, enquanto a outra semifinal era Santos x Boca Juniors. Em 2021, foi de Palmeiras x Atlético-MG, deixando Flamengo x Barcelona-EQU fora da TV aberta. No ano passado, optou por Athletico Paranaense x Palmeiras, e a outra partida era Flamengo x Vélez-ARG.

A escolha da Globo nesta temporada basicamente vai pesar a força da audiência de São Paulo contra o fato de serem dois times brasileiros no outro jogo. É um cenário inédito, pois nos casos do SBT o time paulista estava envolvido no confronto 100% nacional. Até agora, a emissora optou pelos jogos do Palmeiras nesta Libertadores contra Atlético-MG, nas oitavas, e Deportivo Pereira-COL, nas quartas.

O processo de escolha é feito em uma reunião com a Conmebol e os outros detentores de direitos, que definem também datas e horários. Libertadores e Copa Sul-Americana são definidos no mesmo dia.

O SBT é quem transmite a Sula atualmente. Não há dúvidas sobre a emissora de Silvio Santos transmitir Fortaleza x Corinthians, já que a outra semi não tem brasileiros (LDU x Defensa y Justicia). O duelo de Leão e Timão, portanto, deve acontecer nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, duas terças-feiras às 21h30 (horário de Brasília).

No caso da Libertadores, a escolha da Globo deverá influenciar diretamente a opção da ESPN, que tem preferência sobre a Paramount em plataformas pagas. Se a emissora aberta for de Palmeiras x Boca, o canal da Disney deverá pegar o confronto brasileiro de Inter e Fluminense com exclusividade. E vice-versa. A Paramount ficaria com a mesma partida da TV Globo, que será em 27/09 e 04/10, também às 21h30.

Nas finais únicas, SBT e Globo mostram suas respectivas competições, com a Sula no dia 28 de outubro e a Libertadores em 4 de novembro, mas apenas a Disney pode transmitir ao vivo em plataformas pagas. Ou seja, o Paramount+ tem que mostrar em gravação com atraso de algumas horas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes