Cleber Machado estreia no SBT e completa 'trio de ferro' de canais em 2023
O narrador Cleber Machado estreia oficialmente hoje no SBT com a transmissão de Corinthians x Fortaleza, duelo de ida válido pela semifinal da Copa Sul-Americana que será realizado a partir das 21h30 (horário de Brasília). Quando iniciar a transmissão, o jornalista vai completar um feito histórico: narrar jogos pelas três maiores emissoras do Brasil em uma mesma temporada.
Cleber Machado começou o ano de 2023 ainda na TV Globo, onde estava desde 1988. Narrou dois títulos do Palmeiras, primeiro a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no dia 25 de janeiro, em vitória da base alviverde contra o América-MG. No fim de semana seguinte, dia 28 de janeiro, Cleber trabalhou no Palmeiras 4 x 3 Flamengo que rendeu ao time profissional do Verdão o título da Supercopa do Brasil.
A TV Globo dispensou Cleber Machado no dia 22 de março. Poucos dias depois, foi convidado a narrar os dois jogos da final do Paulistão 2023 na Record. Topou o convite e fez a cobertura de mais um título do Palmeiras após bater o Água Santa na grande decisão no dia 9 de abril. Desde então, o narrador atuou no streaming pelo Prime Video, da Amazon, e narrou a Copa do Brasil, inclusive fazendo a final que deu o título inédito ao São Paulo diante do Flamengo no último domingo (24).
No dia 1º de setembro, Cleber foi anunciado como novo narrador fixo da equipe do SBT, emissora que transmite a Sul-Americana e a Champions League. Com a estreia de hoje, vai completar um ciclo que ninguém mais fez em uma mesma temporada passando por TV Globo, Record e SBT em um intervalo de poucos meses.
Classificação e jogos
Em entrevista exclusiva à coluna, Cleber Machado disse que nem tinha percebido que alcançaria essa marca quando acertou com a emissora de Silvio Santos.
"Eu não tinha nem me tocado disso. Eu acho que esse 'trio de ferro' das emissoras aconteceu por conta da sacada da Record de fazer a final do Campeonato Paulista. Senão eu teria saído de lá (da Globo), feito o Prime Video, como estou fazendo. Aquele momento, aquele convite, aquela que eu acho que foi para mim uma oportunidade muito legal, e imagino que para a Record tenha sido também direitinho", afirmou o narrador, que elogiou a rapidez da emissora de Edir Macedo na ocasião.
"Se você pensar, foram 10 dias depois (da saída da Globo). Eu acho que foi uma sacada legal deles, pelo tempo que eu faço times aqui de São Paulo, jogos do Campeonato Paulista. E acho que por isso que rolou as três. Porque, assim, podia ter ficado na Record, podia ter acertado com a Record, aí é uma questão de timing, de tempo, de propostas, de oferta e procura", completou Cleber.
Cleber Machado também lembrou que narrou em duas emissoras diferentes na TV aberta em 1990, mas em outras circunstâncias. O narrador disse que trabalhou no Mundial de Vôlei masculino realizado no Brasil naquele ano pela Globo, mas que havia um acordo para auxiliar nas transmissões de outro canal.
"Eu estava começando a transmitir na TV Globo, já estava narrando e teve um Mundial de Vôlei aqui no Brasil. A maior parte dos jogos foi no Rio, e o nosso diretor de esportes na época, o Ciro José, falou assim para mim: 'Você vai narrar na Gazeta'. Eu falei: 'Como assim eu vou na Gazeta?'. E aí ele explicou: 'É, nós fizemos um acordo com a Gazeta, a Globo vai transmitir os jogos do Brasil, a Gazeta vai transmitir também os jogos do Brasil e alguns outros jogos do Campeonato Mundial, então você vai narrar lá'. E eu lembro que eles convidaram o José Carlos Brunoro para ser o comentarista. E o Galvão (Bueno) narrou os jogos na Globo, eu narrei os jogos na Gazeta e depois fiz acho que uma decisão de terceiro lugar na Globo. E eu lembro que o Ciro José falou assim: 'Narra, e narra direito, porque vai cair na sala do Boni a transmissão' (risos).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.