Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Cleber e mais: veja 5 outros profissionais que narraram na Globo e no SBT

A estreia de Cleber Machado adicionou um nome à lista de narradores que já passaram pela Globo e pelo SBT ao longo de suas carreiras. O novo profissional da emissora de Silvio Santos começou sua trajetória no canal ontem com a transmissão de Corinthians 1 x 1 Fortaleza, jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana 2023.

A coluna relembra agora outros nomes da narração esportiva brasileira que passaram pelos dois canais. Vale lembrar que Cleber Machado, graças à participação especial nas finais do Paulistão 2023, ocupa um espaço ainda mais raro de profissionais que passaram por Globo, Record e SBT, e é um caso único a acontecer dentro de um mesmo ano.

Cleber Machado narrou todas as Copas do Mundo de 1990 a 2022 na TV Globo, fez 18 finais de Paulistão na emissora carioca, narrou diversas decisões de Copa do Brasil e Libertadores, jogos de seleção brasileira, Olimpíadas, corridas de Fórmula 1, apresentou programas e também narrou no sportv, canal pago do grupo.

Mas vamos falar sobre Globo e SBT. Confira a lista:

1 - Luciano do Valle

Luciano do Valle foi titular da TV Globo entre 1974 e 1982 e fez participação especial no SBT em 2003
Luciano do Valle foi titular da TV Globo entre 1974 e 1982 e fez participação especial no SBT em 2003 Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

O histórico narrador Luciano do Valle (1947-2014), um dos maiores nomes de todos os tempos na mídia esportiva brasileira, foi titular da TV Globo entre 1974 e 1982, quando saiu do canal para iniciar uma nova etapa de sua carreira também como empreendedor no esporte, primeiro em parceria com a Record, e depois com a consagração definitiva na Bandeirantes nos tempos do "canal do esporte".

Luciano do Valle foi a principal voz das Copas de 1978 e 1982 na TV Globo, marcando os jogos da memorável seleção brasileira desta última, que era cotada para o tetra, mas acabou perdendo para a Itália de Paolo Rossi. Narrou também na emissora o título inédito do Flamengo na Libertadores de 1981, na finalíssima contra o Cobreloa, do Chile.

Em 2003, Luciano do Valle fez uma participação especial no SBT. Foi convidado a narrar um clássico entre Palmeiras e Corinthians na semifinal do Paulistão daquele ano, uma competição que acabou marcada por batalha jurídica entre SBT e Globo pelos direitos de transmissão. Luciano estava na Band e foi emprestado para aquela transmissão. A TV Globo se mexeu, alterou o horário da novela "Mulheres Apaixonadas" para exibir o clássico às 21h e escalou Galvão Bueno na mesma partida.

Continua após a publicidade

Luciano do Valle fez apenas aquele jogo pelo SBT e logo retornou à Band. Mas em junho do mesmo ano trocou de emissora e passou a fazer parte da equipe da Record, onde permaneceu até 2005. Retornou à Band no início de 2006 e ficou na emissora até sua morte em 2014.

2 - Luiz Alfredo

Luiz Alfredo narrou eventos históricos na TV Globo e no SBT
Luiz Alfredo narrou eventos históricos na TV Globo e no SBT Imagem: Arquivo pessoal / Luiz Alfredo

Nome histórico no SBT, Luiz Alfredo foi a voz do tetra da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994 na emissora de Silvio Santos. Um feito importante para o narrador enquanto filho de Geraldo José de Almeida, locutor que narrou a Copa do Mundo de 1970, a primeira transmitida ao vivo para o Brasil, quando foi conquistado o tri.

Luiz Alfredo também narrou a final da Copa do Brasil de 1995, maior audiência da história do SBT na época (batida apenas pelo reality show "Casa dos Artistas" em 2001), com 42 pontos de média no Ibope em São Paulo e picos de 54 pontos na conquista do primeiro título do Corinthians nessa competição contra o Grêmio na final.

O narrador Luiz Alfredo alternou passagens entre TV Globo e SBT, marcando presença na emissora carioca durante os anos 1980, fazendo a Copa do Mundo no canal de Silvio Santos em 1990, e retornando à Globo e ocupando papel importante principalmente quando Galvão Bueno saiu para a Rede OM em 1992.

Continua após a publicidade

Foi de Luiz Alfredo a narração do inédito ouro olímpico do vôlei masculino do Brasil nos Jogos de Barcelona-1992, por exemplo, além do primeiro Mundial Interclubes do São Paulo no mesmo ano, e da final do Paulistão 1993 que ficou na história pelo fim do jejum de 16 anos sem títulos do Palmeiras após goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians.

Logo depois ele voltaria ao SBT, onde faria parte de uma era dourada do esporte no canal, até ser contratado novamente pela Record em 1996. Chegou a fazer alguns jogos de futebol pela TV Globo em 2000 de forma pontual, quando os narradores principais estavam envolvidos com a cobertura das Olimpíadas de Sydney. Também passou pelo sportv e pela RPC, afiliada à Globo no Paraná.

3 - Osmar de Oliveira

Osmar de Oliveira narrou provas da São Silvestre na TV Globo e foi narrador do SBT por vários anos
Osmar de Oliveira narrou provas da São Silvestre na TV Globo e foi narrador do SBT por vários anos Imagem: Divulgação

O médico e jornalista Osmar de Oliveira, conhecido como "Doutor Osmar" na mídia esportiva, foi narrador e também exerceu essa função na TV Globo nos anos 1980. Foram dele, por exemplo, algumas transmissões da Corrida de São Silvestre, como na edição de 1982, nos tempos em que a prova era disputada na noite de 31 de dezembro em São Paulo.

Osmar de Oliveira chegou ao SBT em 1986 e comandou a equipe de esportes do canal na cobertura da Copa do Mundo daquele ano, transmitida em pool com a TV Record, que na época também tinha parte das ações pertencentes a Silvio Santos. Depois disso, Osmar passou a trabalhar na Rede Manchete.

Continua após a publicidade

Nos anos 1990, Dr. Osmar retornou ao SBT e fez parte da equipe da emissora até o fim do projeto esportivo em 1998, narrando Olimpíadas, Copas do Mundo, jogos da Copa do Brasil, torneio que foi exclusivo do canal entre 1995 e 1997 (além de compartilhado com a TV Globo em 1998), e da Copa Mercosul de 1998. O título do Palmeiras contra o Cruzeiro na primeira edição da Mercosul, por exemplo, foi narrado por Osmar de Oliveira em transmissão exclusiva do SBT na TV aberta.

Mais tarde, Osmar de Oliveira passaria por veículos como PSN, Record e Band, onde permaneceu até sua morte em 2014 exercendo principalmente a função de comentarista.

4 - Carlos Valadares

O narrador Carlos Valadares começou sua trajetória em Minas Gerais no rádio e migrou para a TV Globo no fim dos anos 1970. Narrou as Copas do Mundo de 1978 e 1982 pela emissora carioca. Na edição seguinte, no México em 1986, trabalhou no pool SBT-Record.

Fez mais duas Copas do Mundo no SBT, em 1990 e 1994, e narrou a Copa de 1998 pela Record. Ficou muito conhecido na mídia esportiva pelas narrações do "Campeões do Ringue", na Rede OM, e de outras lutas de wrestling na Rede Manchete. Morreu no começo de 2012 por causa de problemas respiratórios.

5 - Luiz Alano

Luiz Alano, narrador do SBT, teve passagem pelos canais Globo na TV paga com sportv e Premiere
Luiz Alano, narrador do SBT, teve passagem pelos canais Globo na TV paga com sportv e Premiere Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Novo colega de Cleber Machado no SBT, Luiz Alano teve passagem marcante pela Globo na TV por assinatura na década passada. Alano é catarinense e ganhou destaque nos veículos do Grupo RBS no estado, sendo transferido posteriormente para o Rio Grande do Sul. Narrou no rádio e na televisão, fazendo também jogos para o sportv e o Premiere nesse período.

Continua após a publicidade

Passou a se dedicar exclusivamente ao sportv/Premiere em 2015 e ficou na Globo até 2019, quando migrou para o serviço de streaming DAZN. Com a volta do futebol nacional ao SBT em 2020, Luiz Alano foi contratado para narrar jogos da Libertadores e, mais tarde, da Champions League e outros torneios que a emissora de Silvio Santos adquiriu. Também passou a apresentar o programa SBT Sports aos domingos em 2021.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.