Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

Semana decisiva definirá peso de finais de Globo e SBT nos eventos Conmebol

Esta semana será importante para definir o peso que as finais a serem transmitidas por TV Globo e SBT terão nos eventos Conmebol entre o fim de outubro e o começo de novembro. Libertadores e Copa Sul-Americana vão decidir seus finalistas e só algumas coisas são certas antes de começarem as voltas das semifinais: haverá um brasileiro na tela de cada canal nas finalíssimas.

As duas emissoras vão exibir duelos 100% brasileiros nesta semana. O SBT mostra Fortaleza x Corinthians hoje a partir das 21h30 (horário de Brasília). O primeiro jogo terminou em empate por 1 a 1 na Neo Química Arena. Quem ganhar no tempo normal vai para a final da Copa Sul-Americana, que será disputada no Uruguai no próximo dia 28 de outubro.

Na Libertadores, a TV Globo transmite Internacional x Fluminense amanhã, também a partir das 21h30, e também com um duelo que acabou empatado no jogo de ida. A primeira partida do confronto foi um 2 a 2 no Maracanã, e também nesse caso quem vencer no tempo normal disputará a grande final no Rio de Janeiro em 4 de novembro.

As duas emissoras têm, portanto, possibilidades consideráveis de aumentarem suas audiências com disputas de pênaltis, caso as partidas terminem empatadas ao fim dos 90 minutos regulamentares. E já garantem um brasileiro em suas respectivas finais.

A situação do SBT é diferente. Na outra semifinal da Sul-Americana não há clubes brasileiros. O adversário de Fortaleza ou Corinthians será quem passar de Defensa y Justicia-ARG x LDU-EQU. Ou seja, o adversário não deve afetar muito o rendimento do canal de Silvio Santos no Ibope no fim do mês. Mas há uma diferença entre os cenários dos dois brasileiros.

Uma vitória do SBT sobre a TV Globo no dia 28 de outubro é praticamente certa. Só falta saber "onde". Se o Corinthians for o finalista, o canal deve liderar no principal mercado publicitário do país, São Paulo, e também verá subir a audiência em locais onde a torcida corintiana possui grande representatividade, como o Paraná. Se for o Fortaleza, a vitória certamente será registrada na capital cearense, onde o SBT já coleciona bons resultados há mais de cinco anos com a Copa do Nordeste.

Já a TV Globo tem outra situação. A liderança com a final da Libertadores é praticamente certa em qualquer cenário, já que a emissora é a maior do país e só perde o primeiro lugar no Ibope quando a concorrência possui algum produto muito forte - ou quando o dela é muito fraco, o que não é o caso de uma final continental.

Assim como no caso do SBT, a diferença entre Internacional e Fluminense está na capital que vai dar uma audiência proporcionalmente maior no dia 4 de novembro, Porto Alegre ou Rio de Janeiro. Mas o peso da TV Globo deve garantir bons índices em São Paulo e outras praças. A questão é que do outro lado da chave há o Palmeiras, que pode potencializar os números no Ibope se estiver também na final.

Um Internacional x Boca, ou um Fluminense x Boca, qualquer um deles, vai ser um sucesso de audiência na TV Globo. Mas um Palmeiras x Internacional, ou um Palmeiras x Fluminense, tornaria o cenário muito melhor. A Globo ficou vendo à distância o SBT fazer três finais brasileiras consecutivas na Libertadores entre 2020 e 2022. Ter essa oportunidade de novo (a emissora carioca já mostrou São Paulo x Athletico e Internacional x São Paulo, em 2005 e 2006) seria o auge possível entre as opções na mesa.

Continua após a publicidade

Ou seja, TV Globo e SBT entram nesta semana sabendo que terão bons produtos para transmitir em suas finais. Não correm o risco de terem jogos sem brasileiros. O que vai ser decidido entre hoje e quinta-feira (5) é o peso de cada decisão no Ibope.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes