5 campeonatos de futebol que ainda estão sem transmissão definida na TV
O ano de 2023 está em sua reta final, mas ainda tem assuntos pendentes na mídia esportiva. Algumas competições importantes de futebol seguem sem definição oficial de transmissões para os próximos ciclos.
Há casos de negociações arrastadas, como a Champions League, cujo processo de concorrência começou em março deste ano e ainda não teve um vencedor anunciado. Em outros, o mercado ainda segue em silêncio.
A coluna listou os cinco principais casos e as situações atuais de cada um desses campeonatos. Confira abaixo:
1 - Copa América 2024
A Copa América de 2024 será disputada nos Estados Unidos em um formato especial, com 16 participantes, sendo seis deles da Concacaf, a entidade que representa a América do Norte, América Central e Caribe, além dos 10 componentes da Conmebol.
Houve um processo de concorrência pelos direitos de transmissão para o Brasil, mas a vencedora não foi uma emissora de televisão. De acordo com informações do colunista Rodrigo Mattos, a agência Brax venceu a disputa contra a Globo e levou todos os direitos da competição no país, mas agora negocia com a própria emissora carioca.
A Brax pode vender a competição de forma exclusiva para alguma empresa, como a Globo, ou dividir o torneio em pacotes de TV aberta, TV paga ou streaming. A competição está marcada para junho de 2024. Em 2021, na última edição do torneio, as transmissões foram do SBT, em TV aberta, e da ESPN, na TV paga.
2 - Eurocopa 2024
Também segue sem oficialização de vencedores o processo de concorrência aberto pela Uefa para a transmissão da Eurocopa de 2024, que será realizada a partir de junho do ano que vem na Alemanha.
De acordo com documento oficial da entidade, a licitação para o Brasil foi aberta em 24 de abril deste ano, com prazo final para envio de propostas marcado para 22 de maio. Apesar disso, não houve qualquer finalização oficial do processo.
No restante da América Latina, a concorrência foi realizada no ano passado e já apontou a Disney como vencedora, mas esses direitos não incluem o Brasil. A Sky levou os direitos no México.
3 - Champions League (2024/25 a 2026/27)
A Champions League está em sua última temporada do contrato atual feito a partir de processo de concorrência realizado pela Uefa em 2021, e que indicou o SBT como detentor dos direitos na TV aberta e a Warner Bros. Discovery (dona da TNT Sports) na TV paga e streaming.
Para o próximo ciclo de direitos de três temporadas, que vai pegar já o novo formato da Champions com 36 times e a substituição da fase de grupos por uma "fase de liga", o processo de licitação no Brasil foi lançado em 22 de fevereiro, com data-limite para envio de propostas até 21 de março.
Desde então, são quase sete meses de silêncio total da Uefa. A concorrência não é conduzida pela mesma agência que negocia a Eurocopa. Enquanto a competição de seleções é vendida pela agência CAA Eleven, o torneio de clubes é propriedade negociada pela Team.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO modelo de negociação mudou e não foi destacado um pacote específico para TV aberta no Brasil. Foram colocados à venda dois pacotes, um para jogos às terças-feiras e o outro para os jogos das quartas, com ambos tendo direitos sobre a final única, normalmente realizada em sábados.
Nos bastidores do mercado, os rumores apontam para vitória da Warner, que manteria o controle total da competição, mas agora sem concorrência de uma TV aberta. Mas o processo estaria emperrado porque patrocinadores oficiais da Uefa não querem perder a exposição dessa mídia. Ou seja, ainda pode haver uma mudança que mantenha o torneio em alguma emissora, como o próprio SBT, ou algum concorrente.
4 - Liga Europa (2024/25 a 2026/27)
Também conduzido pela agência Team, o processo de concorrência pelos direitos da Liga Europa inclui ainda a Conference League pelo mesmo período. As datas de abertura da concorrência no Brasil e prazo final para envio de propostas, segundo documento oficial da Uefa, são as mesmas da disputa pela Champions.
Até aqui, nenhum tipo de rumor surgiu no mercado em relação a esses dois torneios, que atualmente são exibidos pela Disney na TV paga e streaming por meio dos canais ESPN e Star+, além de pertencerem ao SBT na TV aberta, que transmite apenas as fases decisivas e sublicencia o seu jogo por rodada da Liga Europa e mais a final da Conference para a TV Cultura.
5 - Mundial de Clubes da Fifa 2023
O Mundial de Clubes da Fifa será realizado em dezembro na Arábia Saudita, e ainda precisa conhecer o representante sul-americano, que só será definido no dia 4 de novembro, quando Fluminense e Boca Juniors vão disputar o título da Libertadores no Maracanã.
A competição terá como atrativos o Manchester City, campeão da última temporada da Champions League, além da presença do Al-Ittihad, que conta em seu elenco com nomes como Karin Benzema e o brasileiro Romarinho, ex-Corinthians.
Os direitos de transmissão do torneio ainda não foram oficialmente anunciados pela Fifa para o Brasil. A empresa LiveMode é a responsável pelas negociações dos eventos da entidade no país até o fim de 2024.
Na última edição, realizada em fevereiro deste ano, mas válida pela temporada 2022, a Globo comprou os direitos sem exclusividade e transmitiu a competição na TV Globo e no sportv. A CazéTV também exibiu o Mundial, bem como o FIFA+, streaming oficial da entidade.
Deixe seu comentário