Allan Simon

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CazéTV ultrapassa 170 mil no YouTube com final de torneio de imprensa do RJ

A CazéTV ultrapassou a marca de 170 mil aparelhos conectados simultaneamente na noite de hoje no YouTube, além de mais de 50 mil na Twitch com a mesma transmissão. Não foi de nenhum campeonato da elite do futebol profissional, mas com a final da Copa Acerj, o torneio de imprensa do Rio de Janeiro no futebol society (fut7).

A marca de 100 mil no YouTube foi batida já no meio da partida entre os times dos profissionais da própria CazéTV e da Sintonia Esportiva. No segundo tempo, o contador do YouTube já mostrava 143 mil aparelhos, enquanto a Twitch apontava quase 50 mil.

Para completar, o jogo em si ajudou. Depois de sair perdendo por 2 a 0, o time comandado por Casimiro Miguel empatou no último lance e levou a disputa para a prorrogação e, posteriormente, para os "pênaltis" (na verdade, uma disputa de shootout nessa modalidade). No momento da cobrança que definiu o título da CazéTV, a audiência passava de 170 mil no YouTube e 58 mil na Twitch.

Reunir simultaneamente nesse contexto quase 230 mil aparelhos nas duas plataformas, número que pode significar na prática ainda mais em quantidade de pessoas, já que não é possível mensurar a quantidade de espectadores por dispositivo, é um fato que impressiona e ao mesmo tempo diz muito sobre o momento e o futuro das transmissões no streaming.

Há quase dois meses, esta coluna publicou uma entrevista com o gerente de Tendências e Cultura do YouTube no Brasil, Bruno Telloli, abordando os resultados de um relatório publicado em agosto pela plataforma com a temática esportiva.

Uma das conclusões do estudo foi que criadores de conteúdo que apostavam em competições diferentes das mais tradicionais estavam conquistando cada vez mais audiência com essas transmissões, citando como exemplo um "Mundial de Balão" organizado pelo streamer Ibai em parceria com Gerard Piqué.

"Por exemplo, tem a Supercopa Desimpedidos, que reúne uma galera da internet e tem uma audiência gigantesca. Os criadores vão se adaptando, principalmente essa galera que tem audiência sabe que consegue criar coisas principalmente quando não está acontecendo nada. A Supercopa Desimpedidos sempre acontece no final do ano, quando já está decidido o Campeonato Brasileiro, as competições sul-americanas já acabaram. O Mundial de Balão estourou durante a pandemia, quando não tinha nenhum esporte acontecendo", disse na ocasião o gerente do YouTube.

A Copa Acerj parece se encaixar justamente nisso. Uma competição que já existia previamente, era historicamente uma diversão e competição para profissionais da imprensa fluminense, ganhou transmissão na internet recentemente, e agora, com a chegada de uma marca como a do influenciador Casimiro Miguel, estourou em repercussão.

A CazéTV é estreante como equipe participante da Copa Acerj. O interesse do público que vê as lives e outras transmissões esportivas no dia a dia era fácil de prever, mas a escala surpreendeu. Jogo a jogo, a audiência foi aumentando. Na semifinal, quando o time do canal venceu a equipe da Globo, o clima de empolgação nas redes já era perceptível. Casimiro é o técnico do seu time, que conta com nomes conhecidos do vídeo e das redes, como o narrador Luis Felipe Freitas (Luisinho), e Allan, o "Estagiário".

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Toda essa audiência em duas plataformas ao mesmo tempo para o que antes poderia ser visto apenas como uma "pelada" de jornalistas nos leva a um novo mundo no qual está sendo possível fazer produtos de alcance sem gastar muito com os cada vez mais caros direitos de transmissão no mundo esportivo.

Sem o mesmo grau de investimento na estrutura de geração das imagens que a LiveMode, empresa que produz a CazéTV, costuma fazer nos jogos profissionais, o público se mostrou fiel e rendeu grandes números de audiência.

Talvez o mundo esportivo precise abrir um pouco os olhos sobre o que está acontecendo na mídia e com o público, cada vez mais afastado das grandes competições pela elitização dos estádios e pela pulverização dos campeonatos em diversos serviços diferentes de streaming e PPV. A Copa Acerj, entregue de graça aos espectadores e com provável baixo custo de operação, fez sua história.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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