Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Por que jogos do Brasil nas eliminatórias mexem com JN e novela da Globo

O duelo entre Uruguai e Brasil, que será realizado hoje pela quarta rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, vai forçar a TV Globo a fazer mudanças em sua grade de programação.

Como a partida tem início marcado para 21h (horário de Brasília), 30 minutos antes do horário tradicional da emissora, o Jornal Nacional e a novela "Terra e Paixão" precisarão ser antecipados. Mas por que isso acontece? A coluna explica.

O formato de negociação dos direitos de transmissão das eliminatórias é diferente do que é visto em competições esportivas no geral. Cada seleção tinha o poder de negociar seus próprios jogos na condição de mandante, algo parecido com o que a legislação brasileira passou a permitir nos últimos anos, mas agora agregando interesses de países diferentes.

A Globo comprou os jogos da seleção brasileira ainda em maio deste ano, mas o pacote completo com os direitos das outras nove seleções só saiu meses depois, quando o início das eliminatórias já se aproximava. Com cada país sendo "dono" dos seus jogos, por mais que as federações muitas vezes terceirizem para agências o papel de vender esses direitos, a prerrogativa de marcação das partidas segue sendo dos mandantes.

A Conmebol faz o trabalho de divulgar a tabela oficial, mas os interesses das emissoras locais prevalece. Por exemplo, na primeira data da atual edição das eliminatórias, o Brasil encarou a Bolívia às 21h45, horário também muito usado pela TV Globo ao longo do anos. O jogo era em casa. Quando a seleção foi para o Peru fazer sua primeira partida como visitante, a emissora precisou se adaptar para transmitir o duelo às 23h, já que os peruanos escolhem transmitir às 21h no horário local deles.

Tanto é que Peru x Argentina, hoje, também será às 23h no nosso fuso horário, assim como Peru x Venezuela, na data Fifa de novembro. No caso da seleção brasileira nesta terça, houve uma preferência uruguaia pela janela cheia das 21h, razão pela qual a TV Globo terá que se adaptar.

O curioso é que o Uruguai não apresenta um padrão definido. A estreia como mandante, contra o Chile, foi às 20h. Em novembro, jogando em casa diante da Bolívia, os uruguaios marcaram o jogo para as 20h30.

Na última quinta-feira (12), no empate com os venezuelanos, o jogo da seleção brasileira foi marcado para as 20h30 locais em Cuiabá para contemplar o horário padrão da emissora carioca no fuso de Brasília, 21h30.

Para novembro, a situação de outubro vai se repetir. De acordo com a tabela divulgada pela Conmebol, a seleção brasileira enfrentará a Colômbia no dia 16, fora de casa, às 19h locais, o que significará 21h no horário de Brasília. Mais uma vez, a TV Globo precisará fazer modificações na grade. Hoje, por causa de Uruguai x Brasil, o JN vai começar às 19h30, e o capítulo de "Terra e Paixão" vai ao ar a partir das 20h05.

Continua após a publicidade

Já o duelo contra a Argentina, que será no Maracanã no dia 21 de novembro, foi marcado para as 21h30, sem causar problemas para a TV Globo. Depois dessa partida, as eliminatórias voltarão apenas em setembro de 2024.

Esse modelo é totalmente diferente daquele que é visto na Libertadores, por exemplo, competição na qual a TV Globo tem garantidas as marcações para as 21h30 de todas as partidas que escolhe para transmitir às quartas-feiras, seja onde for o jogo. Na competição de clubes, a venda dos direitos é concentrada nas mãos da Conmebol.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes