Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Paulo Andrade comemora 20 anos de ESPN com finalíssima da Libertadores

O narrador Paulo Andrade será o responsável por ser a voz que vai contar hoje na ESPN e no Star+ a história da final da Libertadores 2023, com o duelo entre Fluminense e Boca Juniors no Maracanã. A decisão acontece justamente na semana que marcou um aniversário importante na carreira do jornalista, que completou 20 anos no canal da Disney.

Paulo Andrade chegou aos canais ESPN no fim de outubro de 2003, após uma passagem pelo SBT, onde narrou entre janeiro e março daquele ano jogos do Paulistão, transmitido pela emissora de Silvio Santos em meio a uma batalha judicial com a Globo pelos direitos de transmissão. Antes, havia passado pela RedeTV!, TV Gazeta, e pelo canal regional ABC-3, em Santo André, na região do ABC paulista.

Na ESPN, o narrador se consagrou como a "voz" da Premier League, tendo jogos marcantes do Campeonato Inglês ao longo de sua trajetória de duas décadas na emissora. Também participou de coberturas históricas de Champions League, Copas do Mundo, entre outros grandes eventos. No ano passado, teve a oportunidade de narrar pela primeira vez uma final de Libertadores, com o título do Flamengo contra o Athletico Paranaense em Guayaquil, no Equador.

"Apesar de tanta experiência, lógico que dá um frio na barriga. E é essencial que dê, porque trata-se de um jogo de enorme responsabilidade. E eu acho que a partir do momento que eu perder o frio na barriga em momentos assim é sinal de que a essência do meu trabalho está diminuindo. E aí talvez seja a hora de parar. Então eu pretendo ter, por muitos e muitos anos, muitos jogos que gerem frio na barriga. E com toda certeza eu tenho que transformar essa tensão em atenção, concentração, energia e tudo que aquele que parar na frente da televisão para acompanhar a final da Libertadores como a gente merece", disse Paulo Andrade.

O narrador ressaltou a importância deste Fluminense x Boca Juniors para a ESPN, que detém a exclusividade da partida em plataformas pagas.

"O sentimento é de enorme responsabilidade porque eu sei o que representa esse momento para o canal. Carrego o peso, no bom sentido, de falar milhões de pessoas. Eu sei que o canal investe muito e investiu muito para que a gente chegasse até este momento que é o ápice da transmissão de toda uma temporada de futebol sul-americano. Talvez seja o momento mais importante do canal em 2023, e eu carrego tudo isso nos ombros da melhor forma possível, tentando transformar toda essa responsabilidade em grande trabalho. Então, além da questão pessoal, do que significa para mim estar vivendo a Libertadores, de narrar consecutivamente a segunda final, é esse peso positivo", afirmou o locutor, que falou sobre como funciona sua prepação para uma decisão desse porte.

"A preparação é intensa. Na verdade, ela vem ao longo de toda a competição. E passa também pelo dia a dia daquilo que a gente faz no Linha de Passe, por exemplo. No meu caso, narrei jogos do Fluminense nesta campanha de Libertadores. Tudo isso já faz parte do processo de preparação. Mas especificamente para a final, tem meus estudos, né? De história, estatísticas e tal. Eles tomam alguns dias, algumas horas. Eu não faço tudo num dia só. Como até faço outras preparações para outros jogos que não são tão importantes, digamos assim. Então eu me preparo ao longo de dias. Eu faço pesquisas. Eu acompanho o lado argentino, acompanho as notícias que vem da imprensa internacional e, claro, estou sintonizado o tempo todo no que marca o dia a dia do Fluminense", disse Paulo Andrade.

A final da Libertadores está marcada para as 17h (horário de Brasília) de hoje, e terá transmissões da TV Globo, no sinal aberto, da ESPN, na TV paga, e do Star+ no streaming pago.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes