Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Mesmo sem direitos, sportv lidera TV paga no 'pré' da final da Libertadores

Mesmo sem ter os direitos de transmissão da Libertadores na TV por assinatura, o sportv apostou em uma estratégia de cobertura ampla do pré-jogo na decisão entre Fluminense e Boca Juniors, no último sábado (4), como forma de competir com a ESPN, que tinha a partida com exclusividade na TV paga, e levar o público à transmissão da TV Globo no sinal aberto. O plano deu certo, e o canal pago da Globo liderou a audiência com o "esquenta" da final.

De acordo com dados da Kantar Ibope Media, o sportv liderou a audiência geral da TV paga entre 14h55 e 17h com o "Aquecimento sportv", formato lançado recentemente para concentrar o pré-jogo das partidas mais importantes da rodada. Normalmente, porém, esse programa antecede jogos que o canal transmite.

O sportv não tem os direitos da final da Libertadores desde 2018, quando exibiu o clássico entre Boca Juniors e River Plate, com título do River, em Madri. Em 2019, o canal ainda tinha a competição em seu portfólio de direitos, mas o pacote não contemplava mais a transmissão ao vivo da decisão do torneio, que na época era da TV Globo em sinal aberto e do Fox Sports na TV paga. Em 2020, a Globo rescindiu o contrato e o sportv nunca mais voltou a transmitir a Libertadores.

No pré-jogo de Fluminense x Boca, o sportv alcançou mais de 2 milhões de espectadores, índice 40% acima do segundo colocado. Esse foi o recorde até aqui do "Aquecimento sportv". A faixa horária teve um aumento de 114% na comparação com os quatro sábados anteriores.

A audiência da TV Globo também foi comemorada pela empresa. Os dados consolidados do Ibope apontaram média de 29 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), índice que faz a média ponderada de todas as 15 praças com medição de audiência pelo instituto, com 56% de participação sobre o total de televisores ligados no período com bola rolando, entre 17h01 e 19h44. O alcance total da transmissão ficou em 48,4 milhões de pessoas.

No Rio de Janeiro, os dados consolidados trouxeram uma média de 43 pontos, com 69% de participação, maior índice na faixa horária desde a final da Libertadores de 2019, a última que tinha sido exibida pela TV Globo, quando o Flamengo foi campeão diante do River Plate e marcou 47 pontos de média. Cada ponto no RJ equivale a 49.547 casas, ou 125.405 pessoas.

Em São Paulo, estado que teve problemas com falta de energia elétrica em mais de 2,1 milhões de imóveis após a tempestade da véspera, a audiência da TV Globo na região metropolitana ficou em 23 pontos de média, com 47% de participação.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.