Por que a seleção brasileira não joga mais nas noites de quarta na TV Globo
O torcedor mais tradicional pode estranhar o fato de que a seleção brasileira não jogue mais nas noites de quartas-feiras pelas eliminatórias da Copa do Mundo, dia da semana típico das transmissões de futebol da TV Globo, maior emissora do país e detentora dos direitos da competição. Nesta semana, mais uma vez, o Brasil entra em campo na quinta-feira (16), contra a Colômbia, e em um horário também diferente, o das 21h (horário de Brasília). Por que tudo isso acontece? A coluna explica.
As eliminatórias acontecem dentro das janelas que são chamadas de "datas Fifa", presentes no calendário internacional que a entidade organiza em ciclos de tempos. O atual, por exemplo, já prevê as datas para eliminatórias, amistosos e competições oficiais entre seleções até o ano de 2030.
Por padrão, as janelas com espaços para dois jogos começam em uma segunda-feira e se estendem até a terça da semana seguinte. Foi assim entre 4 e 12 de setembro, 9 e 17 de outubro, e está sendo agora entre 13 e 21 de novembro. Ou seja, a liberação dos jogadores por parte dos clubes às seleções nacionais é obrigatória a partir do início da semana.
Se os jogos fossem realizados na quarta-feira, haveria apenas a segunda (dia de chegadas e apresentações de jogadores) e a terça para treinamentos, preparação e viagem para o local do jogo. O curto espaço acabou fazendo com que nas últimas edições as eliminatórias sul-americanas tivessem seus jogos fixados em quintas e terças-feiras por orientação da Fifa. Ou seja, além da quarta, outro tradicional dia do futebol também acabou deixado de lado, o domingo.
Classificação e jogos
Historicamente, várias partidas da seleção brasileira em eliminatórias foram disputadas em domingos, inclusive partidas que oficializaram vagas na Copa, como a vitória sobre o Uruguai com gols de Romário no Maracanã, em 1993, e a goleada sobre o Chile por 5 a 0 no Mané Garrincha, em Brasília, em 2005. A vaga para a Copa do Mundo de 2002 foi conquistada em 14 de novembro de 2001, uma quarta-feira, contra a Venezuela, no Castelão de São Luís, no Maranhão.
Em algumas oportunidades, atualmente uma exceção é aberta na padronização dos jogos nas quintas-feiras. O Brasil estreou na atual edição das eliminatórias contra a Bolívia em uma sexta-feira de setembro. Mas aquela rodada foi desmembrada e teve partidas na quinta e na sexta. O procedimento não foi repetido em outubro e nem agora em novembro.
Horário diferente contra a Colômbia
Já a marcação de horários das partidas é um assunto sem padronização da Fifa. O regulamento geral da fase classificatória da Copa do Mundo apenas estabelece normas para a realização de jogos noturnos, como requisitos mínimos de iluminação e a necessidade de um gerador. O aspecto comercial fica todo nas mãos das equipes mandantes, no caso das eliminatórias sul-americanas.
A TV detentora em cada país escolhe o horário do jogo. A Globo sempre marca as partidas da seleção brasileira nas faixas tradicionais do futebol em sua grade. Assim, Brasil x Argentina será às 21h30 no Maracanã na próxima terça-feira (21).
Mas no jogo de amanhã, contra a Colômbia, a escolha é colombiana. A partida acabou marcada para as 19h locais, ou 21h no fuso de Brasília, fazendo a TV Globo alterar sua programação e começar Jornal Nacional e novela mais cedo.
Deixe seu comentário