Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

Globo espanta 'azar' e volta a ter final de Mundial com Brasil após 4 anos

A classificação do Fluminense para a decisão do Mundial de Clubes da Fifa, obtida hoje após vitória sobre o Al Ahly, do Egito, vai fazer com que a TV Globo volte a transmitir uma final deste torneio com a presença de um time brasileiro em campo após quatro anos sem conseguir fazer isso.

O Fluminense aguarda o vencedor da outra semifinal, que será realizada amanhã entre Manchester City e Urawa Red Diamonds, com transmissão da TV Globo, CazéTV e FIFA+ a partir das 15h (horário de Brasília). A final será na sexta-feira (22), neste mesmo horário.

Há pouco mais de 10 meses, a TV Globo transmitiu a edição de 2022 do Mundial de Clubes que teve o Flamengo representando o futebol sul-americano. Na ocasião, o time rubro-negro acabou eliminado na semifinal pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, frustrando os planos de um confronto com o Real Madrid na final.

A emissora mostrou na época a decisão do terceiro lugar, vencida pelo Flamengo contra o Al Ahly, e também a final com o título do Real Madrid sobre o Al-Hilal. Era o retorno da TV Globo ao torneio após a marcante ausencia na edição anterior.

Em fevereiro de 2022, a Globo ficou fora do Mundial de Clubes de 2021 porque perdeu meses antes a exclusividade da competição para a Band, que transmitiu em todas as suas plataformas o torneio que teve o Palmeiras finalista contra o Chelsea. O time inglês foi campeão na prorrogação.

A equipe de Abel Ferreira tinha marcado justamente outra frustração da Globo um ano antes, quando disputou o Mundial de Clubes de 2020 e caiu fora na semifinal, perdendo para o Tigres, do México. A emissora naquela época abriu mão de transmitir a decisão do terceiro lugar, perdida pelo Palmeiras para o Al Ahly nos pênaltis, e também a final, com título do Bayern de Munique contra o Tigres.

A última final de Mundial de Clubes com um clube brasileiro em campo transmitida pela TV Globo foi a de 2019, quando o Flamengo de Jorge Jesus levou a decisão até a prorrogação contra o Liverpool, mas acabou derrotado com um gol do brasileiro Roberto Firmino no tempo extra.

Quatro anos depois, agora pelas mãos de outro time carioca, a Globo espanta o "azar" das últimas duas edições que transmitiu e volta a ter o futebol brasileiro como destaque na final do Mundial de Clubes.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes