Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

5 motivos que tornaram a CazéTV o maior canal de esportes do YT no Brasil

A CazéTV se tornou hoje o maior canal brasileiro de esportes no YouTube, com a marca de 10,5 milhões de inscritos na plataforma. O posto pertencia anteriormente ao canal da TNT Sports, que nasceu como "Esporte Interativo", e aparece com 10,4 milhões.

Impulsionada por transmissões de grandes eventos, como a Copa do Mundo (masculina e feminina), Mundial de Clubes, Jogos Pan-Americanos, Brasileirão (jogos do Athletico em casa), e até modalidades alternativas, como o X1 Brazil e a bem-sucedida exibição da Copa Acerj (torneio de imprensa do Rio de Janeiro), a CazéTV alcançou a liderança em um ano e dois meses de existência.

Diferentemente da TNT Sports, que ainda nos tempos de Esporte Interativo cresceu na plataforma apenas com conteúdos produzidos pela sua equipe, em uma era que ainda não tinha transmissões tão importantes de futebol ao vivo no YouTube, a CazéTV nasceu e cresceu como simbolo dos novos tempos na mídia esportiva, tanto que já garantiu para 2024 exibições de eventos como a Eurocopa e os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

A coluna apresenta agora os cinco principais motivos que explicam o crescimento da CazéTV durante o caminho da liderança em seu segmento.

1 - Força da imagem de Casimiro

Casimiro Miguel disparou em popularidade nos últimos anos com suas lives. O comunicador começou sua carreira no Esporte Interativo, fez sucesso em formatos no YouTube como o "De Sola", passou a fazer comentários no SBT Sports Rio, mas a transformação em fenômeno veio depois, a partir de 2021, com as lives diárias em seu perfil na Twitch. Com estilo bem-humorado e descontraído, construiu um público enorme que o transformou no maior streamer de esportes do mundo.

Esse movimento todo fez com que o mundo do futebol também olhasse para ele. Ainda em 2020, no fim do ano, Casimiro foi escolhido para transmitir Athletico Paranaense x Vasco, pelo Brasileirão, usando os direitos de PPV do Furacão.

Meses antes, o então presidente Jair Bolsonaro tinha assinado uma medida provisória que alterava as regras de direitos de transmissão no país, e conferia ao time mandante a prerrogativa de negociar uma partida. Até então, era preciso ter contrato com os dois times envolvidos. O Athletico fez suas próprias transmissões em pay-per-view usando essa mudança legal, já que era o único time da Série A sem acordo com o Premiere.

Depois do sucesso estrondoso de Casimiro nas lives em 2021, o sonho do influenciador de transmitir mais eventos começou a se tornar mais real. Em janeiro de 2022, fechou uma parceria com a LiveMode, empresa fundada pelos mesmos criadores do Esporte Interativo, onde Cazé iniciou sua trajetória como estagiário.

Continua após a publicidade

"Conhecemos o Cazé há mais de oito anos e acompanhamos toda a história e evolução dele. Sonhamos juntos em revolucionar as transmissões de futebol. Ainda nem sabemos tudo o que vamos fazer, mas temos certeza que vamos realizar coisas incríveis para os torcedores e para as marcas", disse na época um dos sócios da LiveMode, Mauricio Portela.

2 - Parceria com uma empresa experiente

A LiveMode, como já dito, foi fundada pelos mesmos criadores do Esporte Interativo, lançado inicialmente como uma faixa esportiva na grade da RedeTV! há exatos 20 anos, em janeiro de 2004, e mais tarde vista na Band, Gazeta, TV Cultura e outros canais, até se transformar em emissora própria em janeiro de 2007. O EI cresceu, ficou marcado pelas transmissões da Champions League nas parabólicas a partir de 2009, praticamente recriou a Copa do Nordeste em 2010 e virou a "casa" da competição.

O crescimento do Esporte Interativo trouxe investimento estrangeiro. O canal foi vendido à então Turner, hoje Warner Bros. Discovery. Logo tirou da ESPN os direitos da Champions na TV por assinatura, encerrando um domínio de 20 anos. E também mexeu com o cenário do Brasileirão, tirando do sportv times como Palmeiras, Santos, Internacional, Athletico, Bahia, Ceará, Fortaleza e Coritiba.

A LiveMode foi fundada em 2017 por Edgar Diniz e Sérgio Lopes, assumiu posteriormente a gestão da Copa do Nordeste com a saída do EI, e depois se transformou em uma empresa de mídia e marketing esportivo com múltiplas atuações. Ao longo do tempo, fechou parcerias com o Athletico Paranaense, com a FPF (Federação Paulista de Futebol) e com a Fifa.

O 'casamento' com Casimiro foi a junção de uma empresa com experiência em direitos esportivos com um profissional cada vez mais influente nos meios digitais, justamente o foco da atuação da empresa.

Continua após a publicidade

3 - Parcerias cruciais nos momentos certos

A CazéTV nasceu com a missão de transmitir a Copa do Mundo de 2022. Apesar de isso parecer uma entrada triunfal, a história por trás é mais simples. A Fifa tinha passado por uma renegociação de contrato com a Globo, que até então tinha a exclusividade total do evento no Brasil. Com as mudanças no acordo, a emissora abriu mão da exclusividade em meios digitais.

Sem ninguém comprando esses direitos, afinal, os jogos já estariam mesmo na maior emissora do país e seria 'difícil' competir em audiência, já que o próprio Globoplay faria transmissões na internet, Fifa e LiveMode decidiram montar um plano com transmissões de todos os jogos no streaming oficial da entidade, o FIFA+, e um pacote com 22 jogos para Casimiro transmitir no YouTube e na Twitch. Nasceu, assim, a CazéTV no YT.

Mesmo com praticamente todos os jogos já disponíveis na TV Globo e com narrações de nomes como Galvão Bueno, Cleber Machado e Luis Roberto, a Copa do Mundo na CazéTV foi um sucesso, inclusive obtendo recordes de audiência simultânea no YouTube com as partidas da seleção brasileira. A repercussão fez com que o canal de Casimiro e da LiveMode fosse mantido para novos voos em 2023.

Vieram novas parcerias, como as transmissões dos jogos do Vasco e do Botafogo como mandantes no Carioca 2023 (o time cruz-maltino vai repetir o acordo em 2024), novos torneios da Fifa, como o Mundial de Clubes nas edições de 2022 e 2023, ambas realizadas no mesmo ano e com times brasileiros envolvidos (Flamengo e Fluminense, respectivamente), e até mesmo a exibição dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, que ficaram fora da TV aberta.

Aos poucos, os novos acordos foram mantendo a CazéTV como um canal relevante de transmissões ao vivo em todo o ano, algo crucial para a manutenção de um projeto. Esse foi um dos pontos mais importantes.

Continua após a publicidade

4 - Conexão com público jovem

Bastante criticada pelo público mais tradicional pelo formato das transmissões, normalmente mais bem-humoradas, com uso de aparições dos narradores e comentaristas na mesma tela de transmissão dos jogos em alguns momentos, a CazéTV seguiu um caminho muito claro: se conectar com o público mais jovem que a TV linear tradicional já não conseguia mais alcançar.

É impossível e contraproducente dizer que a CazéTV, ou qualquer canal gratuito de streaming, "tira" audiência de players como a TV Globo. A realidade é que a missão desses canais é expandir o alcance dos eventos e atingir públicos que os meios tradicionais perderam.

O trabalho do humorista Diogo Defante na cobertura da Copa do Mundo de 2022 foi um dos maiores momentos dessa conexão com o público jovem que acompanhava o conteúdo dele no quadro "Repórter Doidão". A versão feminina na Copa de 2023, com a atriz Valentina Bandeira, foi pelo mesmo caminho. Os resultados de audiência da Copa Acerj, um torneio de imprensa, basicamente peladas de jornalistas em quadras de futebol society, e do X1 Brazil também comprovam esse caminho bem claro.

5 - Crescimento de eventos ao vivo no YouTube

A CazéTV é uma das principais responsáveis pelo crescimento dos eventos ao vivo no YouTube nos últimos tempos, mas a mudança no mercado já vinha acontecendo antes de sua criação. Pelas mãos da própria LiveMode, a plataforma do Google já tinha exibido jogos da Copa do Nordeste, comprou direitos de transmissão do Paulistão para o ciclo 2022-2025, e foi o meio utilizado pelo Flamengo para fazer sua primeira transmissão própria quando Bolsonaro assinou a "MP do Mandante" em 2020.

Continua após a publicidade

Os números do YouTube ainda não chegam ao alcance que uma TV Globo tem em suas transmissões de futebol, mas são muito consideráveis. Quando um jogo da seleção brasileira que já está disponível na TV Globo, com Galvão Bueno, no sportv, com Luiz Carlos Jr. ou Milton Leite, e também no Globoplay com Tiago Leifert, valendo por Copa do Mundo, e a CazéTV consegue alcançar 8 milhões de aparelhos conectados simultaneamente, temos a prova de que cada vez mais pessoas optam por acompanhar desta forma as transmissões.

Tanto é que a CazéTV não é um caso isolado, mas o maior dos casos. Em julho do ano passado, o Canal GOAT foi lançado nesse meio e já possui um portfólio com eventos como Campeonato Carioca, Campeonato Cearense, Campeonato Pernambucano, Brasileirão Série C, Fórmula E, NBB, Campeonato Alemão, Copa Argentina, entre outros.

Diversas federações estaduais estão usando o YouTube para as transmissões de seus campeonatos. O SBT faz uma transmissão alternativa da Copa Sul-Americana em seu canal na plataforma. O crescimento é inegável.

A Copinha, por exemplo, já alcançou praticamente 10 milhões de espectadores únicos na CazéTV no YouTube. O sportv, até sábado passado, tinha um alcance de pouco mais de 8,2 milhões. Embora a comparação não possa ser feita na prática, porque há dois dias a menos de jogos no canal pago da Globo nos dados obtidos pela coluna, é claro que o alcance está muito parecido entre um canal de pouco mais de 1 ano no YouTube e um canal por assinatura que tem quase 33 anos no ar.

A CazéTV agora terá o Paulistão 2024 com cerca de 50 jogos para transmitir, 45 deles só na primeira fase, continuará com o Vasco enquanto mandante no Carioca, segue com a temporada da Bundesliga, e passa a viver um novo momento nos direitos de transmissão.

Depois de nascer aproveitando os direitos livres de uma parceira da LiveMode, a Fifa, agora o canal terá seus próprios direitos obtidos em processos de concorrência: a Eurocopa, com 25 jogos exclusivos e a final compartilhada com TV Globo e sportv. Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 também serão um evento de peso na CazéTV. E ainda tem a vitória nos direitos de duas outras competições da Uefa, a Liga Europa e a Conference League.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes