Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Por que tantos jogos decisivos estarão fora da TV aberta nesta semana

Na era da pulverização das transmissões em diversas mídias, soa até estranho informar que uma semana marcada por início da Copa do Brasil com Corinthians, Cruzeiro e Bahia em campo, entre outros, com Botafogo começando a decidir se vai ou não para a fase de grupos da Libertadores, e com o Fluminense fazendo a ida da Recopa Sul-Americana diante da LDU em busca de outro título inédito não tenha transmissões em TV aberta de nenhuma dessas competições. Mas é o que vai acontecer.

Cada caso tem seus motivos diferentes. A Recopa Sul-Americana foi comercializada pela Conmebol durante a concorrência pelos direitos da Libertadores para o ciclo entre 2023 e 2026, realizada em 2022. Na ocasião, a entidade optou por colocar o torneio que reúne os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana como parte integrante do pacote principal de plataformas pagas, que acabou vencido pela Disney. A TV Globo, vencedora do pacote de TV aberta, não levou a Recopa como 'brinde'.

Assim, apenas os canais ESPN e o Star+ poderão mostrar os jogos entre Fluminense e LDU, como já foi no ano passado com a Recopa entre Flamengo e Independiente del Valle, e como serão as próximas duas edições, em 2025 e 2026. Os jogos da atual edição serão nas próximas duas quintas-feiras (22 e 29/02), às 21h30 (horário de Brasília).

Vale lembrar que anteriormente, no ciclo de 2019 a 2022, esse torneio foi colocado no pacote de transmissões da Copa Sul-Americana, que não foi vendida para TVs abertas na ocasião, ficando exclusiva do streaming DAZN em 2019 e 2020, e do extinto canal pay-per-view Conmebol TV em 2021 e 2022. Ou seja, a Recopa vai completar dois ciclos de quatro anos cada longe da TV aberta.

No caso da Libertadores, o pacote comprado pela Globo dá direito a jogos da fase preliminar da competição, assim como já funcionava com o SBT no ciclo anterior. Mas a emissora opta por priorizar a linha de shows liderada pelo reality Big Brother Brasil no começo do ano.

O pacote comercial oferecido ao mercado publicitário e específico sobre a Libertadores já apontava que a emissora fará 13 transmissões nacionais da competição (seis rodadas da fase de grupos, dois jogos das oitavas de final, dois jogos das quartas, dois jogos na semifinal e a final única), além de outras exibições gratuitas no Globoplay e no portal ge, justamente as partidas da fase preliminar.

Inclusive essas transmissões digitais começaram antes mesmo da entrada dos brasileiros, com a cobertura ao vivo dos jogos que definiram o Aurora-BOL como adversário do Botafogo no atual estágio da competição. A Globo tem o direito de escolher uma partida em ida e volta como se estivesse transmitindo na TV aberta, e escolheu os dois duelos do time carioca, que foram marcados para o horário tradicional da emissora (duas quartas, 21 e 28/02, 21h30), mas ficarão restritos aos canais digitais da empresa.

Os jogos do Red Bull Bragantino contra o Águilas Doradas-COL ficaram para escolha do Paramount+, que já mostrou a primeira partida ontem com exclusividade. A ESPN e o Star+ decidiram pegar o mesmo duelo que a Globo e vão de Botafogo x Aurora, aproveitando essa estratégia sem TV aberta da emissora carioca.

No ano passado, isso também aconteceu com o Atlético-MG na estreia do clube na fase preliminar da Libertadores, mas depois a Globo decidiu liberar a TV Globo Minas para transmitir regionalmente as partidas de volta do Galo nos dois estágios da chamada "Pré-Libertadores". Ainda não se sabe se isso poderá acontecer com o Botafogo também, especialmente porque o clube, se passar do Aurora, poderá cruzar com o Red Bull Bragantino e fazer um duelo brasileiro na fase seguinte.

Continua após a publicidade

Já na Copa do Brasil, a Globo é originalmente detentora de toda a competição, mas a estratégia do canal aberto desde o ano passado é entrar apenas nas oitavas de final do torneio, deixando as três fases anteriores com os principais jogos sendo divididos pelo sportv/Premiere com o streaming Amazon Prime Video. A Amazon paga parte da conta de quase R$ 600 milhões que a emissora carioca tem com a competição nacional e, em troca, recebe 40 jogos exclusivos e outros 14 compartilhados.

Nesta semana, o Corinthians enfrenta o Cianorte-PR em jogo único com transmissão exclusiva do Prime Video. A partida ficou marcada para quinta-feira (22), às 20h. Além disso, o streaming da Amazon também terá exclusividade de Moto Club-MA x Bahia, na quarta (21) às 20h, e na semana que vem vai mostrar sozinho também jogos que envolvem Internacional, Paysandu e Sport. O sportv terá duelos como Sousa-PB x Cruzeiro, nesta quarta às 19h15, e na próxima semana vai mostrar Marcílio Dias-SC x Vasco, na terça (27).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes