Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Como a ESPN preparou cobertura da volta de Vini Jr. a Valência após racismo

A ESPN terá uma programação especial para a cobertura do jogo que vai marcar o retorno do brasileiro Vinicius Jr. ao estádio Mestalla pela primeira vez desde os ataques racistas sofridos no ano passado. O Real Madrid vai enfrentar o Valencia neste sábado (2) às 17h (horário de Brasília), com transmissão da ESPN e do Star+. Antes disso, o canal pago leva ao ar um conteúdo especial sobre o caso ocorrido em maio de 2023.

O conteúdo idealizado pelo repórter Mendel Bydlowski em parceria com Ismael Sousa e editado por Ana Watanabe vai ao ar dentro do SportsCenter Abre o Jogo, a partir das 16h30, e também será exibido em outros momentos da programação da ESPN.

O material contém entrevistas exclusivas com personalidades ligadas ao jogo e de relevância na Espanha para falar sobre o que aconteceu e também sobre o que foi feito desde então para evitar novos casos.

A lista de entrevistados divulgada pela ESPN inclui Thierry Costa (jogador português do Valência), Raúl Martínez-Corcuera (Professor espanhol e especialista em discursos de ódio em meios de comunicação) e Desirée Bela-Lobedde (Escritora espanhola, palestrante e ativista antirracismo).

"Os meios de comunicação e as instituições tiveram uma atenção pontual durante uma semana, falando sobre todos estes elementos, todas as ações, todo um acompanhamento jornalístico e depois desapareceu, até o momento em que Vinicius volta a Valencia. Mesmo assim, os meios de comunicação e as estruturas governamentais do futebol continuaram tratando o caso de forma muito limitada, menosprezando. O racismo é uma situação social, e obviamente tem impacto ou aparece em todos os espaços. Um deles é o futebol", comentou Raúl Martínez-Corcuera na entrevista à produção.

Hoje, o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, falou sobre o retorno de Vinicius Jr. ao local onde foi atacado no ano passado. "Nada especial, ele está preparado, como sempre faz. Ele faz o que pode para ser o melhor possível e não tenho mais nada a acrescentar. O Valencia é um bom time e tem jovens muito talentosos", disse o treinador.

O Real Madrid lidera o Campeonato Espanhol com 65 pontos conquistados em 26 jogos. O Girona, vice-líder, tem 59. Já o Valencia ocupa a nona colocação no momento da publicação deste texto, com 36 pontos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.