Por que as placas de publicidade 'mudam' conforme ângulos em jogo do Brasil
Quem tem um olhar mais atento reparou durante a transmissão de Inglaterra x Brasil, amistoso realizado neste sábado (23) e exibido por aqui pela TV Globo e pelo sportv, que as placas de publicidade 'mudavam' de acordo com o corte de câmeras ao longo da partida. Mas por que isso acontece? A coluna explica agora.
Nos últimos anos, as empresas que comercializam competições de futebol e amistosos passaram a apostar na publicidade virtual, uma tecnologia batizada como 'Digital Overlay'. Com isso, as placas de LED que são visíveis no estádio e aparecem nas transmissões principais, são sobrepostas por propagandas diferentes que podem ser direcionadas a mercados específicos. A geração de imagens já faz esse trabalho e envia o sinal específico de cada país aos detentores de direitos locais.
Essa ferramenta, no entanto, só funciona com a câmera principal da transmissão. Quando há um corte para outros ângulos, a publicidade real da placa LED é que aparece. Por isso é possível ver uma marca brasileira ao assistir a um lance ao vivo, e logo em seguida, no replay de outra câmera, aparecer uma empresa totalmente desconhecida no fundo do mesmo lance.

Competições como o Campeonato Alemão, Italiano, Espanhol, entre outros, já utilizam essa prática desde a segunda metade da década passada. Isso permite a venda de pacotes regionais de publicidade, como por exemplo uma marca do Brasil aparecer em jogos da Bundesliga, LaLiga, Série A, entre outras, sem estar 'de verdade' nos estádios europeus, mas ganhando o alcance e a visibilidade nas transmissões nacionais.

Em jogos amistosos de seleções, isso se tornou ainda mais importante. Antes da adoção das placas virtuais, várias partidas desse tipo precisavam ser geradas com duas transmissões diferentes, e as placas de publicidade eram diferentes também em cada lado do campo.
Como exemplo, ilustramos abaixo com o amistoso Brasil x México, realizado no Allianz Parque em 2015. A TV Globo transmitiu aquela partida com o ângulo tradicional ao qual o torcedor brasileiro, especialmente o palmeirense, está acostumado, com o Gol Norte à esquerda da imagem principal. No México, porém, as emissoras do país exibiram com uma geração de imagens do outro lado do estádio, na qual o Gol Norte ficava à direita da televisão.

9 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Iredes Jose dos Santos
Porque a câmara exclusiva da globo só serve para falar de si própria e não mostra nada que importa? Porque a globo só sabe se auto-bajular.
Leonardo Augusto
Nunca entendi propaganda, nunca comprei algo porque vi uma propaganda. Todo mundo conhece Bis, mas a empresa precisa colocar o nome no estádio pra ter mais visibilidade kkkkkkk
Marcelo Mauro
Muito legal isso. Nem tinha me dado conta aqui na Inglaterra, até que um amigo meu, no Brasil, me perguntou se eu estava vendo os anúncios brasileiros e compartilhei o que estava vendo, que era outra coisa.