Allan Simon

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ReportagemEsporte

Como a Liga Forte vai dividir jogos em pacotes nos direitos do Brasileirão

A LFU (Liga Forte União) já apresentou a emissoras de televisão e plataformas de streaming o modelo de divisão de jogos para os direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025. A coluna apurou junto a fontes que já receberam esse modelo que serão vendidos três pacotes diferentes, um deles originalmente pensado para plataformas abertas (TV aberta ou streaming gratuito), e outros dois concebidos originalmente para plataformas pagas (TV por assinatura ou streaming pago), mas que serão flexíveis quanto ao uso em qualquer mídia.

Ainda não há formalização de proposta oficial pelos direitos, mas as conversas estão em andamento com veículos interessados para apresentação do formato de venda. De acordo com apuração da coluna, o pacote de plataformas abertas é o que mais avançou, tanto que já há detalhes definidos com relação a horários e dias da semana em jogos a serem exibidos por quem comprar esse pedaço.

A Liga Forte vai poder negociar todos os jogos de seus integrantes na Série A do Brasileirão enquanto mandantes. Os acordos passarão a valer em 2025, já que neste ano ainda vigoram os contratos assinados com a Globo em todas as plataformas (com exceção do Athletico, que só tem contrato de TV aberta com a emissora carioca em 2024).

Atualmente, o bloco comercial possui 11 clubes na primeira divisão (Athletico Paranaense, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco).

Além dos jogos entre si, as equipes da LFU que estiverem na Série A também atuarão em casa contra times que fazem parte da Libra (atualmente Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória, na Série A), jogos que também estarão nos pacotes. O Corinthians, que ainda não aderiu ao contrato assinado pela Libra com a Globo, também vai aparecer como visitante no pacote da Liga Forte.

A coluna explica agora quais serão e como serão formatados os três pacotes que estão sendo oferecidos pela LFU, de acordo com as informações que puderam ser coletadas junto a fontes no mercado de mídia.

'Pacote A' - Plataformas abertas

Destinado a canais abertos de TV ou transmissões gratuitas na internet, esse pacote terá 38 jogos por edição do Brasileirão, ou seja, um por rodada. As emissoras que receberam o modelo já sabem que a proposta tem como mote 'abrir as rodadas' com transmissões nas quartas-feiras às 19h30 e aos sábados às 16h.

É uma estratégia para não disputar audiência com a TV Globo, que já comprou os direitos de transmissão dos clubes da Libra enquanto mandantes e deverá manter suas janelas tradicionais nas quartas às 21h30 e aos domingos às 16h.

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Porém, há uma flexibilidade nesse projeto de horários. Caso a própria TV Globo seja a compradora do pacote, os horários seriam ajustados ao que a emissora já pratica em sua grade tradicional.

Quem comprar o 'Pacote A' vai revezar a prioridade de escolhas com os detentores dos outros dois pacotes que estão sendo oferecidos ao mercado. Explicaremos esse ponto mais adiante. A coluna apurou que esse pacote foi o que gerou mais interesse até agora, tanto pelos jogos entre clubes do bloco, como também pelo fato de a Lei do Mandante garantir que o pacote da LFU terá 11 jogos de cada um dos demais clubes do Brasileirão. Jogos do Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo fora de casa contra equipes da LFU, por exemplo.

Pacotes 'B1 e B2' - (Todas as plataformas)

Serão dois pacotes iguais que foram originalmente concebidos para atender ao mercado de plataformas pagas. Mas as empresas que foram informadas sobre o modelo já receberam sinalização de que poderão usar como quiserem os jogos que comprarem. Ou seja, por exemplo, se um serviço de streaming pago comprar um ou os dois pacotes e quiser abrir o sinal de algumas partidas na internet, poderá fazer isso.

Cada um desses pacotes terá o chamado '2,25 jogo por rodada'. Isso é uma conta que está sendo explicada aos executivos de mídia para dar uma média de quantas partidas a LFU terá no Brasileirão considerando a média de 11 clubes do bloco por edição na primeira divisão.

Nesse cenário, o bloco teria 209 jogos para vender usando a Lei do Mandante. Dividindo esse valor por 38 rodadas, haveria uma média de 5,5 jogos por rodada. 1 jogo seria totalmente exclusivo do Pacote A, enquanto os outros 4,5 seriam divididos em dois pacotes de 2,25. Na prática, é mais fácil dizer que o Pacote A terá 38 jogos, enquanto os pacotes B1 e B2 terão cerca de 85 cada.

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Revezamento de escolhas

O número de jogos por rodada que a LFU terá no Brasileirão dependerá da tabela, pois serão todas as partidas dos times que formam o bloco na condição de mandantes. Os detentores dos três pacotes vão se alternar nas escolhas dos jogos a cada rodada nos três primeiros jogos.

Por exemplo: na primeira rodada, o pacote A tem a primeira escolha, o pacote B1 tem a segunda, e o pacote B2 tem a terceira. Na jornada seguinte, pode ser a vez de o pacote B1 ter a primeira escolha, o pacote B2 fazer a segunda, e o pacote A ter a terceira. Logo depois, o pacote B2 faria a primeira escolha, o pacote A faria a segunda, e o pacote B1 teria a terceira.

O exemplo é ilustrativo para mostrar o que os executivos de mídia receberam de informações nesse sentido, que seria um modelo no qual nenhum dos pacotes teria sempre a primeira escolha, como acontece na Libertadores e na Copa Sul-Americana, onde a ESPN sempre tem preferência sobre a Paramount na distribuição dos jogos.

Em caso de rodadas com 4, 5 ou até 6 jogos da LFU, a alternância de escolhas a partir do quatro jogo seria apenas entre os pacotes B1 e B2. O pacote A ficará com a garantia de ter sempre uma das três principais partidas do bloco.

Pré e pós-jogo

Como a geração de imagens dos jogos da LFU será centralizada, como acontece em competições como Paulistão, Libertadores e Copa Sul-Americana, o mesmo padrão de transmissão será entregue aos três pacotes no Brasileirão.

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As empresas de mídia foram informadas de que receberão conteúdos para produção de programas pré e pós-jogos, inclusive em plataformas abertas, com a geração oficial do sinal. Isso significa também as imagens de chegadas dos times, vestiários, entre outros detalhes, modelo já visto no Campeonato Paulista nos últimos anos.

Além disso, haverá também a possibilidade de "promoção cruzada", que é a divulgação de jogos que serão exibidos entre pacotes diferentes na transmissão oficial.

A LiveMode é a empresa responsável pela venda dos direitos de transmissão dos times da LFU no Brasileirão. A Libra acertou diretamente com a Globo um acordo de R$ 1,3 bilhão fixos e mais adicionais de PPV, mas esses valores podem mudar de acordo com a quantidade de integrantes no bloco na Série A.

Como funciona a distribuição de jogos na Libra

A Libra vendeu os direitos exclusivos de seus times como mandantes no Brasileirão entre 2025 e 2029 para a Globo em todas as mídias. Ou seja, a empresa poderá definir como quiser o uso entre TV Globo, sportv e Premiere. Não há uma cota estabelecida em contrato para TV aberta, TV paga ou PPV.

Se tiver o Corinthians e conseguir nove representantes na Série A em 2025, a Libra terá 171 jogos para a Globo exibir em suas plataformas no ano que vem.

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No modelo atual, contando com praticamente todos os clubes da Série A (com exceção do Athletico como mandante em TV paga e PPV), a Globo pode mostrar até três jogos por rodada em TV aberta, dois no sportv e todo o restante no Premiere.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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