SBT vence Globo com final da Champions e título do Real Madrid com Vini Jr.
O SBT superou a Globo com a transmissão da final da Champions League entre Borussia Dortmund e Real Madrid, de acordo com dados prévios do Ibope obtidos pela coluna junto a fontes no mercado. Dados prévios, vale sempre lembrar, estão sujeitos a alterações no consolidado que a Kantar Ibope Media divulgará na próxima segunda-feira (3).
No período com bola rolando, entre 16h e 17h57, a emissora de Silvio Santos marcou 12,2 pontos de média em São Paulo, contra 9,8 da concorrente na partida que valeu o 15º título da história do Real na competição, após vitória por 2 a 0 com direito a gol do brasileiro Vinicius Júnior, grande atração para a audiência além da força da camisa do time espanhol. A Record ficou em terceiro com 3,5 pontos.
Apesar de o Ibope não divulgar mais oficialmente o valor de cada ponto na audiência em São Paulo, a coluna apurou que representa 191 mil espectadores. Ou seja, na média, o SBT esteve sintonizado por mais de 2,3 milhões de pessoas só na região metropolitana da capital paulista a cada minuto.
A liderança foi obtida às 16h07, com cerca de sete minutos de bola rolando, e não foi mais perdida até o apito final. O pico de audiência ficou em 14,4 pontos, registrado na reta final do jogo, às 17h54.
O jogo foi transmitido com equipe completa in loco no estádio de Wembley, em Londres, com narração de Cleber Machado, comentários de Mauro Beting e Nadine Basttos, e reportagens de João Venturi e André Galvão. A partida foi exclusiva em TV aberta e teve como opções pagas a TNT, na TV por assinatura, e a Max, no streaming.
A transmissão no SBT contou com pré-jogo bastante extenso, iniciado às 14h15 e repleto de ações comerciais protagonizadas pelo elenco esportivo da emissora ao longo de quase duas horas. Cleber Machado já falava diretamente do estádio desde o início da cobertura, enquanto Fred Ring comandava a atração nos estúdios em São Paulo.
A cobertura do SBT, que contou ainda com correspondentes nas cidades dos times envolvidos (Sérgio Utsch em Dortmund e Amanda Campos em Madri), teve momentos descontraídos, como quando Cleber Machado errou ao chamar o comentarista Mauro Beting de "Mauro Naves", jornalista que trabalhou com o narrador durante décadas na TV Globo. Após uma brincadeira de Beting, Cleber ainda emendou e continuou o clima bem-humorado: "Uma hora isso iria acontecer, né, Mauro Cezar?", em referência ao jornalista Mauro Cezar Pereira, que também já passou pelo SBT.
Foi a primeira final de Champions League com Cleber Machado no SBT. O narrador está no canal desde setembro do ano passado, após rápida passagem pela Record na decisão do Paulistão, em abril, de mais de 30 anos na Globo, trajetória encerrada em março de 2023.
Nas temporadas anteriores, Téo José narrou os títulos do Real Madrid em 2022 e do Manchester City em 2023. A emissora fechou acordo com a Warner Bros. Discovery, dona da TNT Sports, para sublicenciar a competição por mais três temporadas. Ou seja, o canal de Silvio Santos vai mostrar a Champions até 2027.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.