Sportv vai exibir documentário sobre título brasileiro do Santos em 2002
O sportv vai apresentar no próximo domingo (9) um documentário sobre a conquista do Brasileirão 2002 pelo Santos, título que encerrou um jejum de 18 anos do Peixe sem conquistas nas principais competições do futebol profissional. A produção '2002 - Uma História Marcante', feita em parceria com a Santos TV, vai mostrar a jornada dos "Meninos da Vila" comandados pelo técnico Emerson Leão no Campeonato Brasileiro daquele ano.
A atração vai ao ar a partir das 22h (horário de Brasília). São três episódios que o sportv vai exibir em sequência. A produção foi dirigida por Bruno Santoni e Guilherme Kastner. O documentário conta a história do Santos no Brasileirão 2002 desde a chegada de Leão, que tinha como missão recuperar a autoestima de um clube que vivia fila de títulos e ainda precisava disputar a competição confiando em um elenco recheado de jovens.
O primeiro episódio recorda a pressão da torcida santista por causa do jejum de taças, cita derrotas que marcaram o período, como o vice-campeonato brasileiro de 1995, em uma final polêmica contra o Botafogo, a derrota na decisão do Paulistão de 2000 para o São Paulo, e a eliminação no estadual em 2001 contra o Corinthians na semifinal, com um gol nos acréscimos do segundo tempo. É nesse contexto que em 2002 chega o técnico Emerson Leão, que no ano anterior tinha sido demitido da seleção brasileira após o fracasso na Copa das Confederações.
O segundo capítulo já mostra como a campanha no Brasileirão começou mostrando um Santos de futebol leve e ofensivo, ainda longe de ser considerado como candidato ao título, principalmente pela oscilação nos resultados. A classificação para o mata-mata, no último de disputa nesse formato do Campeonato Brasileiro, só veio na rodada final da primeira fase, quando o Peixe chegou precisando vencer ou torcer por outros resultados para avançar.
Nesse ponto, a série mostra depoimentos de jogadores sobre os bastidores do mata-mata, focando nos duelos contra São Paulo e Grêmio. Diego Ribas e Leão recordam uma passagem ocorrida na cidade de Extrema, onde o Santos se concentrou na véspera das quartas de final.
O terceiro e último episódio foca na final contra o Corinthians. O adversário, comandado por Carlos Alberto Parreira, era considerado um dos mais fortes do país em um ano no qual faturou os títulos do Torneio Rio-São Paulo e da Copa do Brasil, e ainda chegou favorito e com a vantagem do empate no placar agregado pela campanha na primeira fase. Mesmo assim, em dois jogos emocionantes, o Santos venceu as duas partidas e faturou a taça, encerrando o jejum de 18 anos e abrindo uma nova era no clube.
Deixe seu comentário