Tudo o que você precisa saber sobre as transmissões da Globo nas Olimpíadas
A Globo anunciou ontem, em evento realizado no Rio de Janeiro, os detalhes das transmissões e cobertura das Olimpíadas de Paris, que serão realizadas entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.
Algumas novidades, como o moderno estúdio virtual que vai simular a cidade de Paris enquanto os apresentadores estarão no Rio de Janeiro, se juntaram a informações que já eram conhecidas, mas ganharam mais detalhes.
A coluna esteve presente e explica agora tudo o que você precisa saber sobre os Jogos Olímpicos na Globo.
1 - O que vai passar em qual plataforma?
A TV Globo terá 200 horas de transmissões ao vivo nas Olimpíadas, ocupando a maior parte da grade na manhã e durante a tarde com o evento. Segundo a diretora de Transmissões Esportivas e Gestão de Elenco do Esporte da Globo, Joana Thimoteo, a emissora aberta vai focar nos atletas brasileiros, dando prioridade a eventos ao vivo que terão a participação do Brasil nas disputas.
Outras disputas importantes serão avaliadas caso a caso e também podem entrar na grade, que será ocupada durante a maior parte do dia entre 6h e 18h.
O sportv vai contar com quatro canais dedicados aos Jogos Olímpicos. Um deles, o sportv2, terá programação em resolução 4K. O objetivo anunciado é fazer desses canais um ponto de "curadoria" do que haverá de melhor nas Olimpíadas para o público mais aficcionado por esportes. Com 16 horas por dia, os canais terão mais de mil horas ao todo com a cobertura de Paris-2024.
O Globoplay terá gratuitamente a retransmissão do sinal da TV Globo. Assinantes do "Globoplay+ Canais" terão acesso no streaming ao conteúdo dos canais sportv, além de mais de 40 sinais extras, que são as imagens brutas que a geradora oficial das Olimpíadas envia às emissoras detentoras de direitos, sem produção com narração e comentários. Esses sinais também estarão disponíveis em operadoras de TV paga.
2 - A Globo vai fazer as transmissões ao vivo diretamente de Paris?
A Globo vai enviar 16 equipes de reportagem para os Jogos Olímpicos na capital francesa, além de uma outra equipe para o Taiti, onde vão acontecer as disputas do surfe. Mas as transmissões com narradores e comentaristas serão operadas nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro, que terão um cenário virtual com realidade aumentada recriando a cidade de Paris com a mesma tecnologia vista em jogos de videogame.
A cerimônia de abertura, porém, será uma exceção. A empresa decidiu enviar os narradores Luis Roberto e Milton Leite para uma rápida passagem por Paris para a inauguração dos Jogos Olímpicos no dia 26 de julho, comandando respectivamente as transmissões de TV Globo e sportv. A equipe será completa na França para este momento.
Na TV Globo, Luis Roberto terá a companhia de Galvão Bueno, Daiane dos Santos e Ítalo Ferreira. No sportv, Milton Leite estará acompanhado por Fabi Alvim, Cesar Cielo e Marcelo Lins, da GloboNews, que vai reforçar a transmissão do canal esportivo com informações sobre geopolítica e contexto internacional da realização dos Jogos Olímpicos de 2024. Marcelo Barreto estará em uma posição especial no barco da delegação brasileira na abertura e vai fazer entradas nos dois canais.
3 - O que Galvão Bueno vai fazer nas Olimpíadas na Globo?
Galvão Bueno não voltará como narrador a um grande esportivo da Globo após deixar oficialmente a função há quase dois anos. A despedida foi na final entre Argentina e França na Copa do Mundo de 2022, no Qatar, mas agora o profissional volta em outras tarefas.
Na cerimônia de abertura, Galvão Bueno vai atuar como comentarista ao lado de Luis Roberto, seu sucessor na função de narrador principal na emissora desde 2023. No dia a dia, Galvão terá um quadro diário no programa 'Central Olímpica', que será apresentado por Tadeu Schdmit e a ex-jogadora de vôlei Fernanda Garay, além de Karine Alves diretamente de Paris.
As narrações na TV Globo serão feitas por Luis Roberto, Gustavo Villani, Everaldo Marques, Rogério Corrêa e Natália Lara, que estreia nessa função em Olimpíadas na TV aberta depois de já ter feito os Jogos de Tóquio, em 2021, pelo sportv.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receber4 - Quais programas especiais a Globo terá nas Olimpíadas?
Na TV Globo, canal aberto, o destaque será a 'Central Olímpica', apresentada de segunda a sábado logo após a novela 'Renascer'. O programa será realizado nos estúdios da Globo no Rio de Janeiro com Fernanda Garay, Tadeu Schmidt, e com as participações de Karine Alves diretamente de Paris. Haverá quadros de Marcelo Adnet, Galvão Bueno, Tiago Medeiros, e até um novo mascote para interagir com Tadeu, um gato chamado 'Petit Gatô'.
No sportv2, o 'Ça Va Paris', que está no ar desde setembro de 2021 como um programa semanal, passará a ser diário nas Olimpíadas. André Rizek assume o comando ao lado da bicampeã olímpica Fabi Alvim, que já apresentava a atração com Marcelo Barreto.
O 'Ça Va Paris' também será produzido e apresentado no RJ. Barreto, por sua vez, continuará aparecendo no programa, mas diretamente de Paris. Essa informação já tinha sido adiantada pela coluna nesta semana. O programa irá ao ar todos os dias das 19h às 21h (horário de Brasília).
5 - Além da Globo, quem mais transmitirá as Olimpíadas?
A CazéTV transmite os Jogos Olímpicos no YouTube, Amazon Prime Video, Twitch e Samsung TV Plus.
O colunista viajou ao Rio de Janeiro a convite da Globo.
Deixe seu comentário