Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Globo é obrigada a exibir final da Copa América e afeta o Fantástico

O público da TV Globo vai notar mudanças importantes mais uma vez na grade da emissora neste domingo (14) por causa das transmissões em dose dupla de futebol. O canal mostra a final da Eurocopa entre Espanha e Inglaterra, às 16h (horário de Brasília), com pré-jogo iniciando às 15h35, e depois também exibe a decisão da Copa América entre Argentina e Colômbia, marcada para as 21h e com abertura dos trabalhos com 15 minutos de antecedência na programação.

Com isso, o 'Fantástico' acabou espremido e vai ter 1h45 de duração. A revista eletrônica costuma se aproximar de três horas semanais no ar, mas vai ao ar apenas entre 19h e 20h45 neste domingo. Isso já estava previsto pela TV Globo desde que a emissora comprou os direitos de transmissão da Copa América com a agência Brax no fim do ano passado.

Na ocasião, a emissora anunciou que o contrato dava exclusividade total à Globo pelos direitos da competição em território brasileiro, com o sportv transmitindo a íntegra do torneio e a TV Globo com o compromisso de mostrar oito partidas em sinal aberto nacional. Já estavam previstas as três atuações da seleção brasileira na fase de grupos, mais duas quartas de final, duas semifinais e a final.

A ideia era acompanhar uma possível campanha da seleção brasileira até a decisão, e ainda mostrar outros dois jogos que com certeza não teriam a participação do Brasil em campo, um nas quartas e o outro na semifinal. Como o time de Dorival Júnior fez campanha ruim e acabou eliminado nas quartas de final, nos pênaltis, diante do Uruguai, a TV Globo já teve que seguir o contrato e exibir as duas semifinais após a queda brasileira.

Foi assim que Argentina x Canadá, na última terça-feira (9), e Uruguai x Colômbia, na quarta (10), ambos realizados às 21h, forçaram mudanças na grade do horário nobre do canal, mexendo com Jornal Nacional e a novela 'Renascer', principais produtos da TV Globo no dia a dia. A eliminação do Brasil não mudou o acordo firmado com a Brax, e os oito jogos em sinal aberto tiveram que ser cumpridos.

É por isso que a Copa América também terá a final exibida mesmo sem Brasil. Vale lembrar que a TV Globo historicamente dominou os direitos de transmissão dos principais torneios de futebol no país, mas desde a pandemia fez movimentos que acabaram com o que torcedores chamavam de 'monopólio'.

A própria Copa América teve sua edição anterior, realizada em 2021, exibida pelo SBT e pela ESPN, já que na época a Globo estava em litígio com a Conmebol por causa do rompimento de contrato da Libertadores, ocorrido no ano anterior.

Com o surgimento de novos players no mercado do futebol, como a volta do SBT e da Record nas transmissões em TV aberta, o nascimento de canais como a CazéTV e o GOAT no YouTube, e os serviços de streaming estrangeiros, a concorrência aumentou, e com isso os detentores de direitos passaram a poder barganhar melhor nas negociações com a maior emissora do país.

Prova disso é a própria Libertadores, que voltou à Globo em TV aberta no ciclo seguinte, desde 2023, mas com mudanças de comportamento da emissora, que agora exibe os patrocinadores oficiais da Conmebol e tem o compromisso de exibir a final da competição mesmo que não haja a presença de times brasileiros em campo. A Libertadores também pelo passou pelo SBT durante a 'ausência global'.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes